O Pix foi implantado pelo Banco Central (BC), e, para a Sefa, vai facilitar o pagamento do Documento de Arrecadação do Estado (DAE)
A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) iniciou, no dia 7 deste mês, o projeto piloto para testar o pagamento de taxas e impostos estaduais com o uso do Pix. Nesta primeira etapa o pagamento será feito de forma controlada para os Documentos de Arrecadação Estadual (DAE) com três códigos de receitas: 1121-5 (Imposto sobre Transmissão de Bens e Serviços - ITCD - causa mortis); 1173(ICMS antecipado especial) e 1146-0 (ICMS antecipado de entradas de mercadorias).
Para implantar o Pix, a Secretaria da Fazenda vai utilizar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com QR Code, o código de barras bidimensional. “Para o contribuinte será simples, ele recebe o DAE impresso e fará o pagamento lendo o QR Code”, explica o secretário da Fazenda do Pará, René Sousa Júnior.
“A intenção é fazer emissões do Documentos de Arrecadação Estadual (DAE) num volume que possa ser monitorado e verificar se há alguma inconsistência. Pretendemos iniciar o uso do Pix de forma ampla após o piloto, e iremos incluir outros códigos de receita. Por isso alguns contribuintes vão emitir o Documento de Arrecadação do Estado com QR Code e outros não. Quando for implantado em definitivo, faremos a divulgação ao público. Em caso de dúvidas os contribuintes podem acionar o atendimento da Sefa”, informou o titular da Sefa.
O uso do Pix facilita o pagamento de DAEs, em especial das taxas cobradas por órgãos como Detran, Jucepa e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), além dos três impostos estaduais: ICMS, IPVA e ITCD.
O Pix é um meio de pagamento implantado pelo Banco Central (BC) desde novembro de 2020. Os recursos são transferidos entre contas em segundos. Ele foi o pagamento mais popular no Brasil em 2023 e movimentou cerca de 42 bilhões em transações, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior.
A Sefa informa que em caso de dúvidas e sugestões de contribuintes, pode-se utilizar o call center Sefa, por ligação ou mensagem: 0800.725.5533.
Fonte: Agência Pará
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.