Congresso impõe e Lula admite derrotas, mas quem paga essa conta é a população Prefeitura impede concessionária de entrar em conjunto para fornecer água Depois de quase três anos, processo que pode cassar senador Beto Faro vai ao TSE
Seminário

Seduc reconhece municípios que alcançaram a 'Meta do Indicador Criança Alfabetizada'

Evento reuniu representantes dos 143 municípios para fortalecer o regime de colaboração e reconhecer boas práticas de alfabetização no Pará

  • 35 Visualizações
  • 11/12/2025, 10:00
Seduc reconhece municípios que alcançaram a 'Meta do Indicador Criança Alfabetizada'

Belém, PA - A Secretaria de Estado de Educação, Seduc, realizou hoje uma solenidade para reconhecer 46 municípios que alcançaram a Meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) em 2024, com a entrega oficial dos emblemas aos gestores municipais. A entrega fez parte da programação oficial do II Seminário Estadual do Programa Alfabetiza Pará, com o tema “Confluindo Saberes pela Alfabetização das Crianças na Amazônia Paraense”.


O evento visa fortalecer o diálogo entre saberes, práticas e experiências que garantem o direito à aprendizagem, por meio de ações integradas que consolidam a política estadual de alfabetização. A iniciativa aconteceu nesta quarta-feira, 10, no hotel Sagres, e reuniu representantes dos 143 municípios participantes.


O evento também reuniu a primeira Trilha de Boas Práticas, com 22 banners expostos no hall do Hotel Sagres, além do reconhecimento das equipes do Programa Alfabetiza Pará.


O Programa Alfabetiza Pará foi criado em 2023, e atua com base em três pilares: Distribuição de material didático complementar; avaliações de fluência e SisPAE; formação continuada para professores e gestores.


Neste período, já alcançou mais de 26 mil professores do 1º ao 5º ano e mais de 15 mil gestores formadores. Distribuiu mais de 20 mil materiais didáticos e teve 143 municípios atendidos em regime de colaboração.


Receberam o reconhecimento os municípios de Afuá, Água Azul do Norte, Almeirim, Aurora do Pará, Aveiro, Bagre, Baião, Benevides, Brasil Novo, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Breves, Canaã dos Carajás, Chaves, Conceição do Araguaia, Concórdia do Pará, Curionópolis, Dom Eliseu, Floresta do Araguaia, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Marapanim, Nova Esperança do Piriá, Nova Ipixuna, Óbidos, Oeiras do Pará, Ourém, Pacajá, Palestina do Pará, Peixe-Boi, Ponta de Pedras, Porto de Moz, Rio Maria, Rondon do Pará, Salinópolis, Santa Bárbara do Pará, Santarém Novo, São Caetano de Odivelas, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Tucuruí, Vigia e Vitória do Xingu.


Foto: Divulgação 

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.