Exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do Ensino Fundamental e Médio, além de possibilitar a retomada da trajetória escolar
Para orientar os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 sobre a certificação da prova, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e Correção de Fluxo, informa que, a partir do próximo dia 15 (quarta-feira), os resultados estarão disponíveis no site da Secretaria.
As provas do Encceja 2024 foram aplicadas no mês de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. Os resultados individuais foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 23 de dezembro.
A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Ana Cláudia Neves, informou que os dados do Exame são primeiramente encaminhados para separação. “Ao receber o banco de dados geral, a Seduc/Ceja encaminha para o setor responsável parametrizar, ou seja, separar os dados da Seduc dos dados do IFPA (Instituto Federal), que são as unidades certificadoras. Sendo assim, a partir do dia 15 de janeiro o banco de dados do Pará/Seduc/Encceja estará com os resultados disponibilizados no site”, assegurou.
Ainda segundo a coordenadora, o Exame “é uma oportunidade para quem não conseguiu concluir os estudos em idade própria e busca a certificação do Ensino Fundamental e Médio, e a gente enfatiza a importância do Encceja como mais um passo dado para a construção de uma educação de qualidade".
Realizado pelo Inep desde 2002, o Encceja é uma oportunidade para quem busca a certificação do Ensino Fundamental e Médio, além de possibilitar a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de Educação e os Institutos Federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. O Exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo relevância multidimensional para a educação brasileira.
O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Fonte: Agência Pará
Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.