Hospital é o 2º público do Brasil com 100% de gestão SUS a alcançar reconhecimento que atesta padrões internacionais de qualidade e segurança no atendimento
Belém, PA - A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará conquistou a certificação internacional Qmentum, em nível Platinum, tornando-se o segundo hospital público do Brasil com 100% de gestão SUS a alcançar esse reconhecimento. A acreditação atesta que os processos assistenciais e de gestão da instituição estão alinhados a padrões internacionais de excelência, reforçando o compromisso com a segurança do paciente e a qualidade do cuidado.
O presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, destacou que a conquista é resultado de um trabalho contínuo de qualificação da assistência. “Esse feito é fruto de dois anos de trabalho intenso em treinamentos e capacitações. Após conquistarmos a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em Nível de Excelência - ONA 3 -, nos desafiamos a buscar um reconhecimento com validade internacional. A metodologia canadense escolhida exige ainda mais maturidade na gestão assistencial, protocolos clínicos e de segurança, além de comprovar ciclos consistentes de melhoria. Hoje, todas as nossas atividades de atendimento cumprem padrões internacionais”, comemorou.
Humanização
Mais que um selo, a certificação Qmentum confirma o compromisso diário da Santa Casa em oferecer assistência humanizada, segura e de excelência para a população do Pará e da Região Norte. O reconhecimento valoriza a integração entre profissionais e setores, promovendo uma abordagem centrada no paciente.
“O Qmentum valoriza a integração multiprofissional e o cuidado centrado no paciente, reconhecendo a importância de equipes que trabalham de forma colaborativa e coordenada para oferecer a melhor experiência possível. Esse enfoque gera valor real para a instituição e agrega à jornada do paciente conosco, promovendo segurança, conforto e confiança em cada etapa do atendimento”, explicou a gerente de Qualidade da Santa Casa, Camila Negrão.
Padrão internacional
O processo de acreditação Qmentum foi realizado no início de agosto, durante três dias, por quatro avaliadores externos. A equipe analisou gestão de riscos, protocolos de segurança, qualidade clínica, capacitação de profissionais e indicadores de desempenho.
Já na primeira avaliação, a Santa Casa alcançou o nível Platinum, que reconhece instituições que implementaram os fundamentos de qualidade e segurança, com foco em cuidado centrado no paciente e prestação de serviços de forma consistente e padronizada.
Reconhecimento às vésperas da COP30 - Com mais de 514 leitos ativos e operando 100% sob o Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa é mantida pelo Governo do Pará e figura como referência na assistência hospitalar.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.