Depois de vacas, ruas de Belém receberão onças como obra de arte na 'Jaguar Parade' Plataforma prevê aumentar controle de extração e venda de minério no Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos

Revoada de Pássaros Juninos abre o Arraial de Todos os Santos 2025

Quinze grupos de pássaros juninos confirmaram a participação neste ano

  • 416 Visualizações
  • 31/05/2025, 15:00
Revoada de Pássaros Juninos abre o Arraial de Todos os Santos 2025

Belém, PA - A Revoada dos Pássaros Juninos, que ocorre neste sábado (31), marca o início das comemorações do Arraial de Todos os Santos 2025, promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP). A concentração inicia às 16h e uma hora depois, as apresentações do teatro popular realizado em forma de cortejo em torno da Casa das Artes, próximo da Basílica de Nazaré, finalizando com uma apresentação teatral. 


Quinze grupos de pássaros juninos confirmaram a participação neste ano. Pipira, Colibri, Urubu, Tem-Tem do Outeiro, Oncinha, Bacu, Japiim, Tucano, Papagaio Real, Rouxinol, A Garça, Ararajuba, Tem-Tem do Guamá, Beija-Flor e Suindara.


Carregada de simbolismos, a revoada aborda a realidade amazônica com suas problemáticas sociais como elemento central. Questões ambientais e sociais de cada comunidade são representadas no cortejo. Os artistas utilizam trajes de pássaros, de representações da fauna, do folclore e dos povos tradicionais amazônicos.


Através da revoada, a tradição viva que valoriza a cultura e a ancestralidade ganha cores e significados que retratam as vivências e os conhecimentos ancestrais, onde os atores principais são as crianças, representando os pássaros juninos. É um momento de encontro dos fazedores de cultura e de repasse de memória entre as gerações. Para assim se manter viva a cultura popular.


Foto: Agência Pará

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.