Em jogos disputados neste domingo, 30, a Lusa bateu o Castanhal por 5 a 4 nos pênaltis, enquanto o Leão derrotou o Santa Rosa por 2 a 0, no tempo normal.
Belém, PA - Remo e Tuna Luso fazem a segunda semifinal do Campeonato Paraense 2025. Em jogos disputados neste domingo, 30, a Lusa bateu o Castanhal, nos pênaltis, no Ninho do Japiim, depois de os dois times empatarem por 3 a 3, no tempo normal, num dos mais emocionantes duelos desta edição do Parazão. Já o Leão derrotou o Santa Rosa por 2 a 0, no tempo normal, em partida disputada no Mangueirão, em Belém.
A outra semifinal será decidida entre Paysandu e Águia de Marabá. As duas equipes entraram em campo no sábado, 29. O Azulão despachou o Bragantino, no estádio Diogão, em Bragança, depois do empate por 0 a 0 no tempo normal. Já o Paysandu derrotou o Capitão Poço por 2 a 0, em partida disputada no Mangueirão.
Os derrotados nesta fase - Bragantino, Capitão Poço, Castanhal e Santa Rosa - disputarão, agora, a Copa Grão Pará, que garante ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil de 2026 e a disputa da Super Copa Grão-Pará, torneio que abre a temporada do futebol paraense num duelo entre o campeão estadual e o campeão da Copa Grão-Pará.
Castanhal x Tuna
Pela manhã, no Ninho do Japiim, em Castanhal, os donos da casa receberam a Tuna para deleitar o torcedor com um dos mais bem disputados jogos desta edição do Parazão. A Águia do Souza saiu na frente com um gol de Edgo logo aos 12 minutos, cobrando pênalti. O Japiim empatou aos 46 do primeiro tempo, também numa cobrança de pênalti, com Paulo Rangel.
Na segunda etapa, o Castanhal passou à frente do placar com Gabriel Vidal, que chutou da entrada da área e contou com a falha do goleiro Lucão. 2 a 1. Mas a Tuna reagiu imediatamente e, em apenas dois minutos, passou à frente do placar novamente. Aos 11 minutos, Thiago Bagagem cobrou pênalti e fez 2 a 2. Um minuto depois, o Castanhal errou na saída de bola e Thiago Bagagem apenas tirou do goleiro para virar para 3 a 2.
A vitória da Lusa já era dada como certa quando um novo pênalti assinalado pelo VAR deu a chance do empate ao Castanhal, que não desperdiçou. Paulo Rangel cobrou com consciência e deixou tudo igual, levando a decisão para os pênaltis. Na ocasião, o goleiro Lucão se redimiu e defendeu duas cobranças, garantindo a vitória da Tuna por 5 a 4 e garantindo o time na semifinal do Parazão.
Remo x Santa Rosa
À tarde, no Mangueirão, o Remo fez valer a força do seu elenco e usou o apoio de sua torcida para vencer o Santa Rosa por 2 a 0 e também se garantir nas semifinais do Parazão 2025. No domingo de estreias, o técnico Daniel Paulista dirigiu o Leão pela primeira vez à beira do gramado, enquanto Caio Vinícius vestiu a camisa do Remo também pela primeira vez.
O Leão começou embalado e não deu tempo para o Macaco-prego respirar. Depois de três tentativas, o time azulino chegou ao gol aos oito minutos da etapa inicial. Na jogada rápida pela direita, Janderson avançou em profundidade e cruzou para o meio da área, de onde Pedro Pedro Rocha, bem posicionado, bateu com força para marcar o primeiro do Leão. O Santa Rosa só levou perigo ao gol do Remo aos 32 minutos do primeiro tempo, num chute cruzado e forte de PH.
Na etapa final, o Remo voltou com o mesmo ímpeto e esteve mais perto do segundo gol do que o Santa Rosa de um empate. Tanto que o Leão marcou o segundo aos 17 minutos e numa jogada muito parecida com a do primeiro gol. Janderson, mais uma vez, desceu em velocidade pela direita e cruzou para a área. A bola sobrou para Dodô que bateu no canto e marcou o segundo do Leão.
Daí foi administrar o placar e comemorar a classificação para as semifinais do Parazão, onde o Remo enfrentará a Tuna. Vale lembrar que, na fase de classificação, as duas equipes também se enfrentaram e, na ocasião, no dia 9 de fevereiro, o Remo venceu a Lusa por 3 a 0, no Mangueirão. As datas nos novos duelos ainda serão confirmadas pela Federação Paraense de Futebol, FPF.
Foto: Reprodução/Instagram
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.