Pará se destaca como 2º do País em pedido de desaforamento de júri por represálias Vereador Braga perde mais de 200 aliados em Ananindeua após rachar com prefeito Aquecimento global coloca Amazônia em alerta e com perdas de vidas humanas
Agricultura familiar

Pronaf Marajó é aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados

De autoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), o projeto segue os moldes do Pronaf direcionado ao semiárido nordestino

  • 541 Visualizações
  • 23/08/2023, 17:56
Pronaf Marajó é aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados

O projeto que cria o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Marajó deu mais um importante passo nesta quarta-feira, 23. O relatório favorável à proposição, que busca estimular a agricultura familiar nos municípios marajoaras, foi aprovado na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional (CINDRE) da Câmara dos Deputados.

De autoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), o projeto segue os moldes do Pronaf direcionado ao semiárido nordestino. “Ao criar o Pronaf Marajó, buscamos fomentar a agricultura familiar no Marajó e dar condições para que a população local conte com uma atividade econômica pujante e que gere renda e crie empregos. Dessa forma será possível superar os problemas históricos do arquipélago que detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil”, comentou o senador Zequinha Marinho.

Para atender o Marajó com a criação de uma linha especial de crédito, o projeto inclui na Política Nacional de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais o princípio da redução das desigualdades sociais e regionais.

Além disso, a proposta do senador determina que o Poder Público ofereça tratamento especial em relação a linhas de crédito e serviços de assistência técnica e extensão destinados a agricultores e empreendimentos familiares rurais localizados na região do Marajó.

No parecer aprovado na CINDRE, o relator, deputado Henderson Pinto (MDB-PA), faz uma análise da distribuição do crédito destinado ao setor rural. Ele chama atenção para a baixa participação das regiões Norte e Nordeste. Em 2019, os contratos do Pronaf foram de 6,7% e 15,6%, respectivamente. “É de incontroversa conveniência e oportunidade, portanto, a proposta do autor de fazer menção explícita à redução das desigualdades sociais e regionais entre os princípios a serem observados pelo Pronaf”, justifica o relator.

O projeto, que já foi aprovado no Senado Federal e agora na CINDRE, segue agora para as comissões de Agricultura; Finanças e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Pronaf – Esse é um programa especial de financiamento para custeio e investimentos em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e serviços em estabelecimentos rurais familiares e de pequeno porte.

O Plano Safra 2023/2024, com um investimento previsto de R$ 77,7 bilhões em ações para fortalecer a agricultura familiar, beneficia cerca de 3,8 milhões de famílias rurais, em 77% dos estabelecimentos agropecuários, distribuídos em todas as regiões brasileiras.

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.