Senado pressiona e governo suspende a lista de espécies exóticas produtivas Prefeitura impede concessionária de entrar em conjunto para fornecer água Depois de quase três anos, processo que pode cassar senador Beto Faro vai ao TSE
Ambiental

Promotoria ajuíza Ação Civil Pública contra a extinção da Fundação Escola Bosque

MP indicou 72 horas para o município de Belém se manifestar sobre o pedido

  • 466 Visualizações
  • 15/07/2025, 10:00
Promotoria ajuíza Ação Civil Pública contra a extinção da Fundação Escola Bosque

A 1ª Promotoria Cível, de Defesa Comunitária e Cidadania de Icoaraci, por meio da titular promotora de Justiça Sinara Lopes Lima de Bruyne, ingressou com uma Ação Civil Pública junto à Vara da Infância e Juventude Distrital de Icoaraci contra a extinção da Fundação Escola Bosque (Funbosque), localizada no Distrito de Outeiro, em Belém.

A ação visa suspender os efeitos da reforma administrativa promovida pela Prefeitura de Belém, que extinguiu a Funbosque e a incorporou à estrutura da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A Promotoria relata que a situação chegou ao conhecimento da Promotoria por meio da Notícia de Fato nº 01.2025.00000305-8, registrada após a mobilização espontânea de membros da comunidade escolar da Funbosque e moradores das ilhas de Outeiro, Cotijuba, Jutuba e Paquetá.

A Promotoria requer, em caráter liminar, que o Município de Belém se manifeste em até 72 horas sobre o pedido de suspensão dos atos administrativos que impliquem na extinção da Fundação Escola Bosque ou que prejudiquem projetos em andamento. Caso não haja resposta dentro do prazo, o órgão ministerial pede que a Justiça conceda a liminar determinando a suspensão imediata de qualquer medida que altere a estrutura original da Funbosque.

Por fim, a ação requer a reativação da Fundação, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, reversível ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, conforme previsto na Lei nº 7.347/85, além de outras sanções cabíveis, caso haja descumprimento por parte da Prefeitura.

 

Fonte: MPPA

Foto: Alessandra Serrão/Arquivo. Ag. Belém


Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.