Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF
Diversão

Projeto Uma Noite do Museu será realizado hoje (7), em Belém

Sob a curadoria de Lívia Aquino, o projeto engloba trabalhos de artistas selecionados em um edital que atraiu mais de 300 participantes

  • 1088 Visualizações
  • 07/06/2024, 16:00
Projeto Uma Noite do Museu será realizado hoje (7), em Belém

Belém, PA - A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza nesta sexta-feira, 7, mais uma edição do projeto Um Noite no Museu. O circuito gratuito ocorre das 18h às 22h e conta com os Museus de Arte Sacra (MAS), do Círio, do Forte, do Estado (MEP) e da Imagem e do Som (MIS), além da Casa das Onze Janelas, do Palacete Faciola, do Cemitério Soledade e do Centro de Memória da Polícia Militar, como convidado. 

Nesta edição, continuam em exposição as obras do 13º Prêmio Diário de Fotografia nas instalações da Casa das Onze Janelas e da Galeria Fidanza (MAS). Sob a curadoria de Lívia Aquino, o projeto engloba trabalhos de artistas selecionados em um edital que atraiu mais de 300 participantes. Este ano, o tema explorado é "Todo corpo em deslocamento tem trajetória".

Também no MAS, é possível visitar o acervo permanente de arte barroca, que inclui peças dos séculos XVIII e XIX, retratando a história da Companhia de Jesus na Amazônia. Na Igreja de Santo Alexandre, será realizada a apresentação do concerto musical “Duo Hominis”, em colaboração com a Fundação Carlos Gomes (FCG), agendada para às 19h.

No MEP, a reserva técnica de arqueológia estará aberta para visitação, além da mostra “Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos”, que apresenta peças de 40 grupos indígenas da Amazônia. O espaço também recebe uma feira de artesanato indígena. No Forte, está em cartaz a instalação “Reflorestar o imaginário”, de Hal Wildson. No Cemitério da Soledade, haverá uma visita guiada com a professora Ida Hamoy e no Palacete Faciola visita ao memorial.

“Esse é um projeto já consolidado e muito bem acolhido pela nossa população, que nos reforça a importância da fruição e da cultura. Como acontece em todas as edições, nossos espaços vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Estado (SIMM/Secult) estarão de portas abertas em horário estendido, e esperamos todas e todos”, convida Bruno Chagas, secretário de Estado de Cultura.

Cineclube - Além da exposição “Eternamente Eneida”, o Museu da Imagem e do Som contará com exibição do documentário “Tó Teixeira: Violão Mestre”, no projeto Cineclube MIS. O roteiro e a direção da obra são de Felipe Cortez e a consultoria do músico e pesquisador Salomão Habib. A exibição ocorre no auditório Eneida de Moraes, às 19h. 

Preamar - Haverá ainda o Preamar da Criatividade, que reúne empreendedores locais ligados à Economia Criativa. Nesta edição, doze empreendedores irão comercializar seus itens. A feira ocorre das 17h às 21h, com show do grupo Sabor Marajoara às 19h, na Praça da Fonte, anexa a Casa das 11 Janelas. No local, serão comercializados produtos artesanais oriundos da cerâmica, com a temática “manualidade ancestral”. 

Serviço:

Uma Noite no Museu

Data: 07/06/2024 - Sexta-feira

Horário: 18h às 22h

Circuito: Museu do Forte, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Museu de Arte Sacra, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas - Complexo Feliz Lusitânia - Praça Frei Caetano Brandão, bairro da Cidade Velha.

Centro Cultural Palacete Faciola/Museu da Imagem e do Som – Av. Nazaré, 138/194.

Cemitério Parque da Soledade - Av. Serzedelo Corrêa, 514.

Centro de Memória da Polícia Militar - Rua Gaspar Viana, nº746 - Reduto, Belém - PA, 66053-090

Preamar da Criatividade - das 17h às 21h, com show do grupo Sabor Marajoara às 19h. Entrada Gratuita.

Agência Pará

Foto: Raoni Figueiredo/Ag.Pará

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.