Iniciativa alcança 74 municípios paraenses e deve chegar a 100 cidades até o final deste ano de 2024
Localizado no Baixo Amazonas, o município de Almeirim tem cerca de 35 mil habitantes, e integra a lista dos 74 pontos ativos do Programa de Telemedicina que assegura consultas especializadas para locais distantes, com maior dificuldade para o acesso a alguns serviços de saúde.
“Um dos principais benefícios é a celeridade nos atendimentos. Porque a gente consegue marcar a consulta para esse paciente em um tempo mais rápido do que se fosse para uma outra cidade como Santarém, que é a nossa referência. E, lembrando que tem algumas especialidades que tem na telemedicina, como psiquiatria, que não tem por aqui. Então, a gente consegue trazer qualidade de saúde para esses pacientes de uma forma mais rápida e eficaz”, disse Crislem Trindade, enfermeira e coordenadora da telemedicina em Almeirim.
Desde o semestre passado, o programa passou de sete para onze especialidades, sendo elas: cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, infectologia, psiquiatria, endocrinologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica e para adulto e neuro-pediatria.
“É de fundamental importância promover o acesso a especialistas devido às nossas condições sociodemográficas. Então nós firmamos a parceria do Programa Telemedicina em junho de 2020 e fomos expandindo gradativamente. Hoje nós estamos em 74 municípios nas mais diversas regiões do nosso estado e nós já temos um número de mais de 55 mil consultas realizadas, já chegamos, inclusive, a fazer 3 mil consultas em um único mês”, disse Sipriano Ferraz, secretário adjunto de Políticas de Saúde da Sespa.
O programa é uma parceria entre o governo estadual, por meio da Sespa, com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proad) e o Hospital Israelita Albert Einstein e atende o público infantil de 0 aos 16 anos e o público adulto a partir de 16 anos.
O programa Telemedicina tem assegurado melhorias para usuários em todo o Pará. Em Almeirim já foram realizadas duas mil consultas. Para pacientes, como Thomaz Gama, de 4 anos. O menino precisou de acompanhamento com o neurologista.
“Meu filho é autista e precisou de consulta com o neuropediatra e eu achei muito bom. Eles atenderam super bem, são bem atenciosos e graças a Deus tem a telemedicina aqui na minha cidade, porque tem muitas famílias que não têm condições de levar o seu filho para outro lugar. Por ter gastos, sair da cidade para ir para outra e é por isso que esse programa é muito bom”, disse Ana Paula Gama, mãe da criança.
Acesso às consultas e encaminhamentos
Para ter acesso às consultas é necessário que o paciente dê entrada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, onde passará pelo atendimento com o clínico geral ou pediatra, responsável pelo encaminhamento ao médico especialista.
Quem realiza o agendamento das consultas é a própria equipe das UBS’s diretamente na Plataforma do Hospital Israelita Albert Einstein. No dia marcado, o paciente comparece a unidade de saúde que possui estrutura para realizar a videoconferência e o médico registra todas as informações em um prontuário eletrônico que fica à disposição das equipes que irão tratar o paciente.
“No Pará, apenas 10% da população têm acesso aos planos de saúde, então 90% das pessoas dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde. Então a gente vê a telemedicina como uma forma de aproximar o especialista de quem de fato está precisando. O nosso objetivo é ampliar os atendimentos e ainda neste ano de 2024 chegar a 100 municípios”, complementou o secretário da Sespa.
Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.