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Procuradoria Geral do Município passa a atender com a assistente virtual “Mana”

A assistente virtual funciona pelo WhatsApp, no número (91) 8625-6507

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  • 09/11/2025, 16:00
Procuradoria Geral do Município passa a atender com a assistente virtual “Mana”

Belém, PA - A Procuradoria Geral do Município de Belém (PGM), por meio de seu órgão vinculado, a Procuradoria Fiscal do Município, lançou a assistente virtual Mana, com o objetivo de aproximar ainda mais a PGM dos cidadãos, modernizando e facilitando a comunicação com quem busca informações diversas.


A assistente virtual funciona pelo WhatsApp, no número (91) 8625-6507. De acordo com o procurador-geral do município de Belém, André Bassalo, a Mana contribuirá para estabelecer um diálogo mais acessível e direto com os contribuintes.


“Para a obtenção de consultas; informações sobre tributos; protestos; execuções fiscais; processos administrativos; e até solicitação de documentos, tudo de forma segura, simples e célere. A PGM apresenta alternativas para facilitar o acesso aos produtos e serviços, em especial à Procuradoria Fiscal, com vistas à melhoria do diálogo institucional”, explicou Bassalo.


Segundo a procuradora-chefe da Procuradoria Fiscal do Município, Brenda Jatene, a criação da assistente surgiu da necessidade de facilitar a solução de conflitos entre o contribuinte e o município.


“Muitas vezes, o deslocamento do cidadão até a sede da PGM é difícil, ou ele não sabe a quem recorrer para resolver determinado problema. Além disso, diversos serviços podem ser solucionados de forma remota, por telefone ou e-mail, sem a necessidade de comparecimento presencial”, explica a procuradora.


Foi com esse propósito que nasceu a Mana - para tornar esse processo mais simples e acessível. Por meio da assistente virtual, o contribuinte pode consultar informações e resolver questões como tributos, execuções fiscais, negociação de dívidas, protesto de dívidas e emissão de carta de anuência e acompanhamento de processos judiciais ou administrativos.


Além disso, a Mana orienta o cidadão sobre para onde deve se dirigir ou para qual setor deve encaminhar sua solicitação, fornecendo contatos telefônicos e endereços de e-mail quando necessário.


O aplicativo foi desenvolvido de forma didática e conversa com o público em linguagem coloquial, facilitando o entendimento e o acesso aos serviços.


A assistente virtual está disponível desde a última terça-feira, 4, e foi programada para ser lançada antes do início da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), evento que pode gerar restrições de locomoção aos órgãos municipais. Assim, a Mana permitirá que diversas demandas sejam resolvidas de forma prática e digital.


Foto: Agência Belém

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Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.