Senado pressiona e governo suspende a lista de espécies exóticas produtivas Prefeitura impede concessionária de entrar em conjunto para fornecer água Depois de quase três anos, processo que pode cassar senador Beto Faro vai ao TSE
Buscas

Presidente do INSS é afastado após operação da PF

Irregularidades estão relacionadas aos descontos de mensalidades associativas

  • 579 Visualizações
  • 23/04/2025, 09:30
Presidente do INSS é afastado após operação da PF

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado da sua função nesta quinta-feira (23) após operação da Polícia Federal (PF) que investiga fraudes na entidade. Ele é alvo de buscas.

Operação
A Polícia Federal (PF) faz operação nesta quarta-feira (23) contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo a PF, as entidades investigadas descontaram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024. Elas representavam essas pessoas e faziam descontos sem autorização.

As irregularidades, ainda de acordo com os investigadores, estão relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS.

Ao todo, estão sendo cumpridos 211 mandados judiciais de busca e apreensão, seis mandados de prisão temporária, além de ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão.

Seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.

Alguns dos mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal, inclusive na sede do INSS.

 

Fonte: G1

Foto: Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil


Mais matérias Brasil

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.