Primeira-dama tem primo no comando da Ouvidoria de Igor que vira símbolo de nepotismo importado Setor jurídico passa a ser vinculado à presidência e amplia suspeitas em contrato Régua do público em Belém favorece HB, mas deixa prefeito no seu metro quadrado
Segurança

Polícia Civil desarticula esquema de estelionato com cartões de crédito

Equipe da Delegacia Especializada em Investigação de Estelionato e Outras Fraudes (DEOF) conseguiu reaver materiais furtados e prender suspeitos

  • 674 Visualizações
  • 21/06/2024, 13:51
Polícia Civil desarticula esquema de estelionato com cartões de crédito

A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Estelionato e Outras Fraudes (DEOF), deflagrou, nesta sexta-feira (21), na capital paraense, uma operação contra um esquema de estelionato e associação criminosa envolvendo compras fraudulentas com cartões de crédito.

O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, pontuou que a ação reforça o compromisso que a instituição tem em combater esse tipo de crime. "A Polícia Civil do Pará reforça seu compromisso no combate ao crime e alerta para que comerciantes fiquem atentos a transações suspeitas, especialmente aquelas realizadas via aplicativos de mensagens e pagamento online", ressaltou o gestor

O golpe

Os criminosos entravam em contato com lojas de materiais de construção, por meio de aplicativos de mensagens e mostravam interesse na compra de alguns objetos. Eles utilizavam links de pagamento e pagavam as compras com cartões de crédito de outras pessoas, assim que o contato era encerrado, o material era entregue ao grupo. 

"Depois que o pagamento era confirmado, as lojas entregavam os materiais. Porém, após isso, os donos dos cartões, que não tinham conhecimento da compra fraudulenta, reclamavam com as operadoras, que devolviam o dinheiro para eles. Desta forma, as lojas ficavam sem o dinheiro e sem os materiais, sofrendo o prejuízo", destacou o delegado Gustavo Amoglia, diretor da DEOF. 

A denúncia que desencadeou a operação foi feita por um comerciante que reportou um prejuízo de, aproximadamente, R$ 200 mil. Com o avanço das investigações, a Polícia Civil conseguiu recuperar parte do material e devolver para a vítima. 

Em sequência, os agentes localizaram um depósito onde estava o restante dos materiais obtidos pelo grupo criminoso. No local, foram encontrados 3.326 placas de gesso. Além disso, durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante e autuadas pelos crimes de estelionato, receptação dolosa e associação criminosa.

As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e prender os demais envolvidos no crime.

Agência Pará

Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.