Pesquisa aponta cenário eleitoral polarizado; Helder e Sabino na ponta. Biometria trava sistema do Iasp e prejudica saúde por todo o Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos
Votação

PL da adultização pode ser votado nesta semana em regime de urgência

Hugo Motta deve levar a demanda à reunião de líderes marcada para terça-feira (19)

  • 167 Visualizações
  • 18/08/2025, 10:00
PL da adultização pode ser votado nesta semana em regime de urgência

A proteção a crianças e adolescentes em ambientes digitais pode ser tema de votações no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana.

presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem demonstrado disposição para pautar a discussão no plenário e deve levar o assunto à deliberação dos líderes na terça-feira (19).

Uma das propostas que está em tramitação sobre o assunto é o projeto de lei (PL) n° 2628, de 2022, que ficou conhecido como o PL da adultização.

A matéria, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), chegou à Câmara em 2024 após aprovação no Senado Federal. Atualmente, o PL tramita na Comissão de Comunicação, sob relatoria do deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI).

À CNN, o relator afirmou que o texto está maduro e que tem tentado vencer a resistência da oposição em discutir a matéria.

Motta deve levar requerimento pela urgência do PL à reunião de líderes da terça-feira (19). A intenção é que a votação da urgência e do mérito ocorram ainda na quarta-feira (20).

Além disso, um grupo de trabalho vai analisar outros projetos que tratam do tema em um prazo de 30 dias.

O plenário da Câmara recebe, também na quarta-feira (20), uma comissão geral para debater, com integrantes da sociedade civil, a proteção para crianças e adolescentes em ambientes digitais.

Adultização em pauta

A “adultização” de crianças e adolescentes nas redes sociais ganhou projeção nacional após o influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, denunciar a prática de exploração e sexualização de menores para criação de conteúdo na internet.

Um vídeo do influenciador, publicado no seu canal no Youtube, cita a situação em torno do influenciador paraibano Hytalo Santos, que já era alvo de investigação.

Após a exposição, Hytalo e o marido foram presos em São Paulo.

O presidente da Câmara, a partir da dimensão que as denúncias ganharam nas redes sociais, reagiu e se comprometeu a pautar o tema na Casa. Ainda em 10 de agosto, Hugo Motta disse que o tema era urgente e que seria enfrentado.

Fonte: CNN

Foto:  Pedro França/Agência Senado

Mais matérias Política

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.