IPS Brasil 2025 expõe desigualdades e deixa Pará na lanterna do ranking na região Belém pode até ser palco da esperança, mas roteiro global é déjà-vu diplomático Sonda parada trava exploração na Foz do Amazonas, mas a licença deve sair

Pinturas das onças da Jaguar Parade encerram neste domingo, 19

Exposição de arte urbana une cultura, educação ambiental e conservação tem patrocínio da Suzano

  • 61 Visualizações
  • 17/10/2025, 11:14
Pinturas das onças da Jaguar Parade encerram neste domingo, 19

Belém, PA - Até o próximo domingo, 19, o público pode acompanhar a pintura, em tempo real, das esculturas de onças-pintadas que serão expostas em praças, parques, avenidas e pontos turísticos de Belém entre 25 de outubro e 30 de novembro. A preparação das peças está sendo realizada no ateliê oficial montado no Boulevard Shopping Belém e em ações espalhadas pela cidade.


O projeto reúne cerca de 50 esculturas de onças-pintadas, criadas por artistas de Belém e toda a Amazônia, sob curadoria de Vânia Leal Machado e vai transformar a cidade em uma galeria de arte a céu aberto. As obras serão leiloadas virtualmente durante o período da exposição, culminando no dia Mundial de Onça-

Pintada em 29 de novembro, e os recursos arrecadados serão destinados a ONGs e projetos de conservação da espécie.


A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos a partir do eucalipto, é patrocinadora premium da Jaguar Parade, maior exposição de arte urbana do mundo voltada à conservação da onça-pintada. Símbolo da fauna brasileira, a espécie encontra-se ameaçada em grande parte da América Central e do Sul.


“Estamos muito felizes em participar mais uma vez deste movimento, que tem grande conexão com a atuação da Suzano em prol da conservação da natureza”, afirma Isabel Masagão, gerente de Comunicação e Marca da Suzano. “Além de apoiarmos projetos que democratizam a arte e sensibilizam o público sobre a importância da proteção da biodiversidade, a Suzano tem como meta conectar, até 2030, meio milhão de hectares de áreas prioritárias para a conservação dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia. Para nós, é muito especial poder apoiar iniciativas como estas em um ano tão significativo para Belém”.


A Jaguar Parade em Belém terá ainda a participação da cantora Gaby Amarantos, madrinha do projeto, e da cantora Fafá de Belém e algumas das onças já puderam ser vistas durante o tradicional Círio de Nazaré, um dos maiores eventos culturais e religiosos do país. Com o patrocínio à Jaguar Parade, a Suzano reforça seu compromisso em apoiar projetos que unem arte, cultura, educação ambiental e preservação da biodiversidade, em sinergia com outras iniciativas da empresa em todo o Brasil.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.