Falta de atenção pode comprometer aparelhos de forma irreversível e colocar em risco a segurança de quem vive na residência
Belém, PA - As chuvas intensas aumentam os riscos de acidentes capazes de danificar eletrodomésticos e agravar casos de curtos-circuitos e choques. Revisar as instalações elétricas da residência e desligar os aparelhos são algumas das precauções que devem ser reforçadas durante esse período do ano.
Durante tempestades com raios, as descargas atmosféricas geram picos de energia na cidade – tensões elétricas perigosas capazes de provocar circuitos de eletrodomésticos e incêndios. De acordo com o coordenador dos cursos das Engenharias da UNAMA - Universidade da Amazônia, Luiz Felipe Pereira, a falta de atenção durante o período chuvoso pode ocasionar prejuízos irreparáveis aos equipamentos e expor os moradores a sérios riscos.
Tempestades acompanhadas de raios geram descargas atmosféricas que resultam em picos de energia - flutuações que podem queimar circuitos de aparelhos eletrônicos e, em casos extremos, provocar incêndios. De acordo com o coordenador dos cursos das Engenharias da UNAMA - Universidade da Amazônia, Luiz Felipe Pereira, alerta para o impacto dessas falhas.
“Os aparelhos podem sofrer danos irreversíveis. Uma medida preventiva eficaz é desconectá-los da tomada, especialmente os mais sensíveis ou de maior valor. Já para equipamentos essenciais, como geladeiras, nobreaks oferecem uma camada extra de proteção", explica.
Além disso, problemas relacionados à umidade e infiltração de água agravam o cenário. Essas condições podem corroer componentes elétricos e gerar curtos-circuitos, especialmente em locais com risco de alagamento. “É essencial evitar o uso de dispositivos em áreas úmidas e priorizar medidas corretivas, como a manutenção adequada da rede elétrica”, orienta o especialista.
Para minimizar os impactos de oscilações elétricas, o uso de estabilizadores e filtros de linha é altamente recomendado. Outra precaução indispensável é assegurar que o sistema elétrico da casa esteja em condições adequadas, incluindo aterramento eficiente, que reduz a probabilidade de choques e sobrecargas.
Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.