Os associados terão acesso a uma rede de apoio técnico e científico, incluindo mentorias, consultorias e suporte para submissão de projetos, garantida pelo PCT/Guamá
Belém, PA - A Fundação Guamá, que administra o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT), em Belém, lançou edital de seleção pública para credenciar laboratórios como associados à instituição. A iniciativa visa fortalecer o ecossistema de inovação do Pará por meio da integração de laboratórios vinculados a Instituições Científicas e Tecnológicas (IC&Ts) instaladas no Pará.
Podem se candidatar laboratórios que atuem em áreas estratégicas, como bioeconomia, inteligência artificial, energia, tecnologia da informação e sustentabilidade. Ao se tornarem associados, os laboratórios passam a fazer parte funcional do Parque, sem necessidade de ocupação física, e ganham acesso a uma rede de apoio técnico e científico, que inclui mentorias, consultorias, participação em redes de pesquisa, suporte para submissão de projetos e divulgação institucional.
A chamada está estruturada em fluxo contínuo, com avaliações periódicas, e não estabelece limite de vagas. Para participar, é necessário apresentar um plano de desenvolvimento com potencial de impacto regional e inovação, além de atender a alguns critérios, como vinculação a programas de pós-graduação e cadastro atualizado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (MCTI).
A proposta deve ser acompanhada de carta de anuência institucional, e será avaliada por uma comissão do PCT Guamá, responsável por analisar o alinhamento das atividades às diretrizes do edital. Com isso, a Fundação Guamá reforça seu papel como articuladora do desenvolvimento sustentável e tecnológico na região amazônica.
“A associação de laboratórios ao PCT Guamá amplia conexões, fortalece a pesquisa aplicada e potencializa a geração de soluções inovadoras na Amazônia. Com o Parque, os laboratórios associados terão acesso a benefícios estratégicos. É uma oportunidade para integrar esforços e impulsionar o desenvolvimento tecnológico na região”, explica o diretor-presidente da Fundação Guamá, João Weyl.
Referência
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com gestão da Fundação Guamá.
Primeiro parque tecnológico da região Norte, o PCT Guamá tem como missão estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o Parque ocupa uma área entre os campi da UFPA e Ufra, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, distribuído em 72 hectares destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.
O complexo abriga mais de 30 empresas residentes, mais de 40 associadas, 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, além da Escola Técnica Dr. Celso Malcher.
O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), compondo o maior ecossistema de inovação do planeta. Acesso ao edital pelo site do PCT/Guamá.
Foto: Ascom/PCT
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.