Filho de vereadora coleciona cargos e transforma boquinha em tradição familiar Mutirão vai garantir hospedagem grátis para 200 visitantes durante a COP30 Belém ignora Warao e perpetua crise étnica, mas mundo segue se preparando para COP

Operação prende foragido do sistema penal paraense em Curitiba, no Paraná

Homem tem sentenças decretadas nos estados do Pará e Amapá e estava foragido desde 2020

  • 36 Visualizações
  • 29/10/2025, 22:00
Operação prende foragido do sistema penal paraense em Curitiba, no Paraná

Belém, PA - Um homem sentenciado pelos crimes de latrocínio, homicídio e tráfico de drogas nos estados do Pará e Amapá foi preso nesta terça-feira, 28, em Curitiba, capital do Paraná. Ele também é acusado de fazer parte da liderança de uma facção criminosa que atua em municípios da região do Marajó, no Pará.


A Operação Rastro Final foi deflagrada por uma força conjunta formada pela Promotoria de Justiça de Afuá, Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI/MPPA) e pelo Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), com o apoio das polícias Civil e Militar daquele Estado.


histórico


O acusado R.V.A. foi condenado pelo Tribunal do Júri, em setembro de 2025, a 12 anos de reclusão pelo crime de homicídio qualificado contra C.S.S., no município de Afuá, em agosto de 2010. Após 15 anos, ele teve expedido o mandado de prisão pela Comarca de Afuá.


Em 2009, o condenado respondeu a processo criminal pelo crime de latrocínio, ocorrido em Macapá, capital do Amapá, pelo qual foi sentenciado a 20 anos de prisão. R.V.A. fugiu do sistema prisional tão logo começou a cumprir a pena, motivando a expedição de novo mandado de prisão pela Vara de Execução Penal da Comarca de Macapá, em novembro de 2020.


Consta, ainda, que R. V. A. Foi preso, novamente, em agosto de 2019 pelo crime tráfico de drogas. Nesta circunstância, a Polícia Civil identificou que ele faria parte do comando de uma facção criminosa com forte atuação em diferentes cidades do arquipélago do Marajó.


Foto: Freepik

Mais matérias Polícia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.