Mais de 250 abordagens, prisões e apreensões foram realizadas no primeiro dia de operação
Ananindeua, PA - Iniciada nesta sexta-feira, 14, no bairro do Aurá, em Ananindeua, a operação “Aurá”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Segup, já resultou no cumprimento de três mandados de prisão e um de busca de apreensão, além da apreensão de veículos. Outro órgãos de segurança pública e de trânsito estadual e municipais participam da operação, que alcança toda a Região Metropolitana de Belém.
“O Batalhão da Policia Militar que atende essa área não recebeu nenhum acionamento para atendimento de ocorrências, o que demonstra a eficácia do choque operacional, que inibe os ilícitos, reforça que quem tem o controle é o Estado e garante a paz social para os moradores que residem nessas áreas”, afirmou o titular da Segup, Ualame Machado.
Resultados
No primeiro dia da Operação, a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão contra três homens pelo crime de homicídio e um mandado de busca e apreensão efetuado. Foram apreendidas uma caçamba irregular, nove motocicletas e 01 veículo foi apresentado com registro de roubo.
Também foram apreendidos 8 caminhões com resíduos sólidos, que resultaram na instauração de 8 Inquéritos Policiais para apurar a procedência de crimes ambientais. Os caminhões serão periciados pela Polícia Científica do Estado. Outras 250 abordagens a pessoas e veículos, entre motocicletas, carros e caminhões, foram realizadas.
As ações contam com o reforço de mais de 300 agentes nos bairros do Aurá, Águas Lindas, Águas Claras e comunidade do Pato Macho para coibir e reprimir qualquer prática criminosa nessas áreas.
Ações
A operação segue com ações com policiamento ostensivo, barreira, instauração de investigações, ordenamento do fluxo de trânsito e fiscalização de veículos com restrição de roubo e/ou furto; apreensão de entorpecentes, acompanhamento de monitorados, recaptura de foragidos, além da fiscalização de veículos que realizam o descarte irregular de lixo na área.
O Secretário Adjunto Operacional da Segup, Cel Sérgio Neves, pontua que a todo o sistema de segurança pública segue envolvido na missão, intensificando a presença policial em toda a área do Aurá e adjacências. “É uma operação que a gente só iniciou, então ela vai estar aí, não temos dia para acabar, portanto diariamente a gente vai avaliando o cenário e cada órgão do Sieds seguirá atuando dentro de sua atribuição”, explicou.
CICC Móvel
O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, segue instalado na rua União, bairro Aurá, como base de apoio aos agentes e coordenadores que estão atuando nas ações para monitoramento, alinhamento de ações e tomada de decisão, permanecendo continuamente até o final da operação. O local também é um ponto estratégico para registros de ocorrências policiais, de onde os casos de flagrante serão encaminhados à delegacia competente.
Foto: Ascom/PC
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.