Outro lado: Líder Aviação não quis se posicionar sobre a decisão; Governo pressionava empresa a reduzir os valores
Belém, PA - A concessionária NOA (Norte da Amazônia Airports), responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Belém, notificou extrajudicialmente a Líder Táxi Aéreo e suspendeu o contrato de cessão de uso de área operacional firmado entre as duas empresas. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha.
O rompimento ocorre em meio à polêmica sobre os preços cobrados pela Líder para o atendimento de aeronaves executivas e delegações oficiais que virão à COP30, conferência da ONU sobre clima marcada para 2025 em Belém. Procurada, a Líder Aviação não quis se posicionar sobre a decisão até o momento.
Em setembro, como revelou o Painel S.A., a Casa Civil da Presidência e o Itamaraty fizeram um levantamento para pressionar a empresa a reduzir os valores, considerados "os mais caros do mundo" - cerca de US$ 400 mil (R$ 2,2 milhões) para estacionar uma aeronave durante o evento. O governo federal temia que a cobrança inviabilize a presença de algumas delegações estrangeiras.
Segundo a notificação, emitida no último dia 3, a NOA afirma que a Líder não atendeu integralmente às determinações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que havia solicitado explicações sobre os preços praticados e detalhes de custos que justificassem os valores.
A concessionária diz que a empresa "deixou de apresentar a tabela de valores previamente comprometida" e que a resposta enviada à agência se limitou a "manifestações genéricas, em evidente falta de transparência".
Com base nisso, a NOA determinou a suspensão imediata da execução do contrato e de "quaisquer investimentos pré-operacionais vinculados à sua execução", até nova manifestação da Anac.
A medida, segundo o documento assinado pelo diretor Marco Antônio Migliorini, visa resguardar a concessionária de eventuais imputações de descumprimento regulatório e garantir a continuidade dos serviços públicos sob sua responsabilidade.
Foto: Divulgação/Infraero
(Com a Folha)
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.