Belém se antecipa à COP e vai às ruas por saúde e bom clima - e pelo calor político Setor jurídico passa a ser vinculado à presidência e amplia suspeitas em contrato Régua do público em Belém favorece HB, mas deixa prefeito no seu metro quadrado
Meio Ambiente

No Pará, Audiência Pública reúne ideias para enfrentar violações em conflitos territoriais

Agenda liderada pelo MDHC é parte dos trabalhos de fortalecimento do Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas. Confira ainda as datas das escutas em formato virtual

  • 613 Visualizações
  • 24/08/2024, 16:23
No Pará, Audiência Pública reúne ideias para enfrentar violações em conflitos territoriais

Belém, PA - Belém receberá a terceira audiência pública presencial comandada pelo Grupo de Trabalho Técnico (GTT) Sales Pimenta. A atividade integra a reconstrução da Política Nacional que norteia o Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH). O projeto também visa a reestruturação por parte do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).


Desta vez, o colegiado promoverá escuta a entes da sociedade civil sobre “Cenário de Violação e proteção de pessoas defensoras e comunicadoras vinculadas às questões de terra e território e comunidades tradicionais”. O encontro acontecerá no dia 29 de agosto de 2024, das 13h às 19h, presencialmente, no Campus Universitário do Guamá, em Belém (PA). A audiência é aberta à imprensa.


Encontros virtuais


Encerradas as três audiências públicas realizadas em São Paulo, Brasília e Belém, o GTT Sales Pimenta realizará mais encontros com os mesmos temas abordados entre julho e agosto em formato virtual.


Com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do MDHC, as atividades serão realizadas nos dias 3, 4 e 5 de setembro. O objetivo é colher ainda mais demandas para elaboração da política pública relacionadas ao cenário de violações em meio urbano, rural e suas intersecções quanto às questões de gênero, sexualidade e raça.


Acesse a íntegra do aviso de audiência publicado no DOU.


Sobre o GTT


Instalado em novembro de 2023, no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Grupo de Trabalho Técnico (GTT), atende à necessidade de redução da letalidade e das ameaças de defensoras e defensores dos direitos humanos, que são comunicadores e ambientalistas que também decorre de condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo assassinato de Gabriel Salles Pimenta, além de decisão do Tribunal Regional Federal da 4° Região.


Serviço


3ª Audiência Pública do GTT Sales Pimenta

Dia: 29 de agosto (quinta-feira)

Horário: das 13h às 19h

Local: Campus Universitário do Guamá, em Belém (PA)

Endereço: Auditório José Vicente Miranda Filho, Instituto de Ciências Jurídicas - Setor Profissional - Campus Universitário do Guamá, Rua Augusto Corrêa, nº 1, 66.075.11, Belém/Pará.


Audiências públicas virtuais

Dia: 3 de setembro (terça-feira)

Horário: 13h30 às 19h30

Local: a definir

Tema: "Cenário de violação e proteção de pessoas defensoras e comunicadoras em meio urbano".


Dia: 4 de setembro (quarta-feira)

Horário: 13h30 às 19h30

Local: a definir

Tema: "Cenário de violação e proteção de pessoas defensoras e comunicadoras vinculadas às questões de gênero, sexualidade e raça (interseccionalidade)".


Dia: 5 de setembro (quinta-feira)

Horário: 13h30 às 19h30

Local: a definir

Tema: "Cenário de violação e proteção de pessoas defensoras e comunicadoras vinculadas às questões de terra e território e comunidades tradicionais”.


Foto: Amazonwatch/X

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.