Equipes trabalham na construção da primeira viga travessa do apoio central do viaduto, um marco importante para a obra, que deve ser entregue até março de 2025
A estrutura central do viaduto da Alça Viária foi erguida nesta quinta-feira, 20, pelas equipes do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), responsável pela construção da primeira viga travessa do apoio central do viaduto. Um importante marco na obra, o serviço vai beneficiar com mais mobilidade a população da Região Metropolitana de Belém.
“Hoje acontece a inserção do concreto na primeira viga travessa do apoio central do viaduto da Alça Viária. Com isso, a estrutura já está de pé. Também estamos com seis vigas concretadas, de um conjunto de 12, que serão içadas e colocadas acima dessas vigas travessas feitas hoje. Além disso, dos 9 pilares de sustentação do viaduto, seis já estão prontos”, detalha a diretora geral do NGTM, Leila Martins.
A engenheira Emanuelle Gaia, fiscal do NGTM na construção do viaduto da Alça Viária, explica que o serviço de “concretagem” da viga leva aproximadamente 100 metros cúbicos de concreto e será realizado em duas etapas. “Essa viga travessa faz parte da mesoestrutura e é responsável pelo apoio das vigas longarinas do tabuleiro, que compõem a superestrutura. No total, serão duas etapas de concretagem para essa travessa, sendo esta primeira correspondente a 80% do volume e a segunda etapa a 20% do total de concreto que a estrutura receberá”, afirma a engenheira.
Novos viadutos na BR-316
O NGTM é responsável pela construção de dois viadutos na BR-316, sendo um no cruzamento com a Alça Viária e outro no cruzamento da Avenida Independência, que também segue em ritmo acelerado com as fundações. A obra dos viadutos se soma ao já entregue viaduto da Ananin e, juntos com o BRT Metropolitano, vão levar mais infraestrutura, acessibilidade e segurança à população.
Os viadutos de concreto armado vão atravessar a BR-316, principal corredor de entrada e saída da capital paraense, com seus 60 metros de extensão. O viaduto da Alça Viária vai possibilitar que os motoristas que trafegam na BR-316 no sentido Marituba-Belém possam entrar na Alça Viária e os que estiverem saindo da Alça Viária consigam seguir para Belém sem precisar utilizar o retorno.
Fonte: Agência Pará
Foto: Ascom NGTM
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.