Recomendação sugere medidas como reforço da fiscalização
No dia 9 de julho, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotor de Justiça Daniel Menezes Barros, expediu Recomendação para que seja fiscalizada a proibição quanto às práticas ilegais de uso, armazenamento, fabricação e comercialização de linhas com materiais perfurocortantes no Município de Santa Izabel do Pará.
O documento foi direcionado à Prefeitura Municipal, à Delegacia de Polícia Civil, à Guarda Municipal, ao Comando da Polícia Militar e à Associação Comercial de Santa Izabel. A recomendação visa o cumprimento de normativas como a Lei Estadual n° 9597 de 2022 que proíbe as linhas cortantes com materiais como a do tipo chilena e com cerol, geralmente utilizadas em pipas.
Considerando ainda que as linhas cortantes geram risco à vida da sociedade em geral, a recomendação sugere medidas como reforço da fiscalização e a orientação à população sobre a necessidade de repressão e prevenção à conduta criminosa, divulgando a possibilidade de denúncia aos órgãos de segurança, como por exemplo através do telefone 190, o serviço de emergência da Polícia Militar.
A Promotoria de Justiça também pede que os órgãos divulguem que a prática de venda e uso das referidas linhas são crimes previstos nos tipos de lesão corporal (art. 129 do Código Penal Brasileiro), expor a vida ou a saúde a perigo (art. 132/CPB), armazenar ou fornecer a consumo substância nociva (art. 278/ CPB), além do próprio homicídio doloso (art. 121), quando se assume o risco de matar, e o artigo 32 da Lei de Contravenções Penais.
Em caso de não acatamento da Recomendação, o Ministério Público informa que adotará as medidas judiciais cabíveis.
Fonte: Ascom MPPA
Foto: Ascom Segup
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.