Programação conta com a presença de autoridades e especialistas ambientais de todo o país
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em parceria com a Associação dos Membros do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP) e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), realiza até hoje (8) o Congresso “O Ministério Público e a COP 30: Perspectivas e Desafios”, no Teatro Maria Sylvia Nunes, localizado na Estação das Docas, em Belém, e terá transmissão simultânea pelo canal do MPPA no YouTube. É a primeira atividade da instituição direcionada ao evento internacional que ocorrerá em Belém, em 2025.
A iniciativa do MPPA se insere no contexto de preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025, a qual busca pautar estratégias para redução das emissões de gases do efeito estufa e diminuir os impactos nas alterações em padrões de temperatura e clima. Tais mudanças climáticas podem afetar em áreas de interesse público como saúde, alimentação e moradia, podendo ser potencializadas por conjunturas sociais complexas a exemplo da região amazônica.
A abertura oficial e conferência magna foi ministrada pelo Governador do Pará, Helder Barbalho. Em seguida o Procurador-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), Alexandre Sikinowski Saltz, falou sobre o tema “O Ministério Público brasileiro e a Questão Climática”.
Hoje é realizado a mesa “Experiências Exitosas do Ministério Público em Defesa do Meio Ambiente, que terá como convidados a Conselheira do CNMP e Ouvidora-Geral do Ministério Público, Ivana Lúcia Franco Cei e o Conselheiro do CNMP e Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Badaró Almeida de Castro. No decorrer do dia os painéis abordarão o panorama socioeconômico no qual a Amazônia Brasileira está inserida.
A palestra de encerramento do congresso será ministrada pela a Vice-Governadora e Coordenadora-Geral do Comitê para a COP30, Hana Ghassan Tuma, que falará sobre “Expectativas e Ações do Governo do Estado do Pará para a COP30 em Belém”.
Foto: Marco Santos/Ag. Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.