Motivo seria a falta de transparência e serviços essenciais precários
Nesta quinta-feira (19), a Justiça deferiu o pedido de liminar apresentado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da promotora de Justiça de Salvaterra, Juliana Freitas dos Reis, na Ação Civil Pública nº 0801164-81.2024.8.14.0091. A decisão determina que o municÃpio suspenda imediatamente a realização dos shows de réveillon custeados com recursos públicos.
O MPPA instaurou a NotÃcia de Fato nº 001228-343/2024 ao identificar, por meio de divulgações nas redes sociais da prefeitura e da Secretaria de Turismo, que a gestão municipal planejava um evento com o artista DJ Elison, sem a transparência exigida para contratações públicas. Não foram localizados processos licitatórios ou de inexigibilidade no site da prefeitura e no Tribunal de Contas dos MunicÃpios (TCM). A ausência de informações contraria o princÃpio da publicidade e dificulta o controle social.
A Promotoria destacou que a realização do evento em meio a um cenário de precariedade nos serviços básicos, como saúde, educação e infraestrutura, fere os princÃpios da legalidade, moralidade e eficiência. Além disso, foram identificados atrasos no pagamento de salários de servidores e na regularização de serviços essenciais, como merenda escolar e transporte público.
Na decisão, o JuÃzo da Vara Única de Salvaterra determinou que o municÃpio cancele todas as contratações e pagamentos vinculados ao réveillon, incluindo gastos com montagem de palco, iluminação, som, hospedagem e transporte de artistas. A gestão municipal também deve divulgar, no prazo de 24 horas, o cancelamento do evento em suas redes sociais e site oficial.
O descumprimento da liminar acarretará multa diária de R$ 2 mil, limitada a R$ 50 mil, e poderá levar à responsabilização por improbidade administrativa e crime de desobediência. Além disso, está autorizado o uso de força policial para assegurar o cumprimento da decisão.
Fonte: MPPA
Foto: Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A ProvÃncia do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.