Poço sem fundo deixa educação em situação precária e denúncias se avolumam no Pará Operações policiais colocam Pará sob os holofotes da COP30 Pará se destaca como 2º do País em pedido de desaforamento de júri por represálias
Modalidades

Jogos Olímpicos terão cinco novos esportes em Los Angeles-2028

COI aprova a inclusão de beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash

  • 1334 Visualizações
  • 13/10/2023, 16:35
Jogos Olímpicos terão cinco novos esportes em Los Angeles-2028

Os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, terão a inclusão de cinco novas modalidades: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash. A adição do quinteto foi aprovada nesta sexta-feira pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), após pedido feito pelo Comitê Organizador Local. O flag football, espécie de primo do futebol americano, nunca esteve na programação de uma Olimpíada, mesmo caso do squash. Já críquete e lacrosse até apareceram no quadro, porém há mais de 100 anos.

O críquete esteve nos Jogos de 1900, em Paris, enquanto o lacrosse foi disputado em duas ocasiões, nos anos de 1904, em Saint Louis, nos EUA, e 1908, em Londres. O beisebol e o softbol, que é sua adaptação feminina, estrearam em Barcelona-1994 e Atlanta-1996, respectivamente. Foram mantidos até Pequim-2008, saíram nas edições seguintes e voltaram nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021, mas não entraram no programa de Paris-2024.

O regulamento dos Jogos Olímpicos permite que o Comitê Organizador Local solicite a inclusão e/ou a exclusão de algumas modalidades. A decisão, entretanto, deve ser debatida por meio da Comissão do Programa Olímpico antes de emitir uma recomendação ao Conselho Executivo da entidade. Tóquio escolheu a inclusão de beisebol/softbol, karatê, skate, escalada e surfe. Já Paris-2024 adicionou breaking e manteve skate, surfe e escalada, trio que, conforme decisão tomada no início de 2022, foi incluído de forma oficial no programa a partir de 2028 em razão do sucesso de suas provas no Japão.

O DILEMA DO BOXE - Se por um lado há festa aos atletas das novas modalidades, no boxe a história é diferente. Tradicional presença nos Jogos Olímpicos, o esporte de combate não está certo para 2028. A nobre arte vive uma crise política após escândalos financeiros na Federação Internacional. A presença em Los Angeles ainda é incerta. Nos Jogos de Tóquio, em 2021 o Brasil faturou nada menos que três medalhas na modalidade.

Estadão Conteúdo

Mais matérias Esportes

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.