Empreendedores paraenses têm última chance para inscrever projetos de turismo responsável e concorrer à premiação nacional que será entregue em Belém
Belém, PA - Termina nesta quarta-feira, 18, o prazo para inscrições na 13ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, uma das mais importantes iniciativas de reconhecimento a projetos de turismo responsável no Brasil. Este ano, a premiação terá um significado especial para o Pará: a cerimônia de entrega será realizada em Belém, em dezembro, reforçando o protagonismo da região amazônica nas pautas ambientais e turísticas, especialmente no contexto da COP 30.
Promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o prêmio conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Pará, Setur, e reconhece boas práticas que promovem a sustentabilidade no setor. Empreendedores, gestores públicos, lideranças comunitárias e representantes de organizações da sociedade civil ainda podem submeter seus projetos, gratuitamente, pela internet.
A avaliação será realizada por um comitê técnico nacional e internacional, com base em critérios como impacto social, ambiental, inovação, replicabilidade e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A edição de 2025 destaca as iniciativas da Região Amazônica, que terão pontuação adicional durante o processo de avaliação. Também foi criada uma nova categoria, “Comunidades Locais”, destinada a projetos liderados por povos originários, comunidades ribeirinhas, quilombolas e outras populações tradicionais. Além disso, permanecem as categorias “Gestão/Governança” e “Experiência/Produto”.
Para o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, sediar a cerimônia em Belém é um reconhecimento ao compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável. “Belém receber a entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é um reconhecimento à força do turismo paraense e ao nosso compromisso com práticas responsáveis, inclusivas e alinhadas aos desafios globais da sustentabilidade. É uma oportunidade única de projetar a Amazônia como referência internacional em turismo consciente, especialmente no contexto da COP 30”, afirmou.
Recentemente, uma live especial foi promovida pela Braztoa com a participação de especialistas da entidade e da consultoria SPRINT Dados, para orientar os interessados sobre o processo de inscrição. Durante o encontro virtual, foram apresentadas as diretrizes, os critérios de seleção e exemplos de projetos premiados em edições anteriores, além do esclarecimento de dúvidas dos participantes.
A Setur tem incentivado empreendedores paraenses a participarem, reconhecendo o potencial transformador das práticas locais voltadas à preservação ambiental, inclusão social e valorização cultural. “Queremos ver o Pará bem representado entre os vencedores, mostrando que o turismo pode, sim, ser um agente de mudança positiva para os territórios”, concluiu Eduardo Costa.
Inscrições
Os interessados podem fazer a inscrição até esta quarta, 18, pelo link: Inscrição Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025 | QuestionPro Survey.
Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail ou telefone: premiobraztoasustentabilidade@gmail.com
WhatsApp - (61) 99928-1374
Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.