Açaí a preço de ouro e maniçoba entram na berlinda mundial às vésperas da COP30 Atendimento no Iasep vira caso de polícia, mas desserviço ainda não despertou o MP TRE rejeita recurso contra extinção de ação sobre compra de votos em Baião
Legado

Helder e Lula entregam Parque Linear da Nova Doca, nesta quinta, 2

Espaço moderniza o bairro do Reduto, amplia a mobilidade urbana e consolida novas opções de convivência, esporte e lazer para a população paraense

  • 61 Visualizações
  • 02/10/2025, 13:23
Helder e Lula entregam Parque Linear da Nova Doca, nesta quinta, 2

Belém, PA - O governador do Pará, Helder Barbalho, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entregam, nesta quinta-feira (2), em Belém, o Parque Linear da Nova Doca. Esta é a primeira obra considerada legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a ser entregue conjuntamente pelos dois chefes de governo, a seis semanas do evento internacional que terá como sede a capital paraense.


O projeto requalifica a Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, área central da cidade, e transforma o espaço em um novo polo de convivência, esporte e lazer, já acessível à população a partir da noite desta quinta-feira.


“Mais do que uma obra, o Parque Linear é um marco de transformação para Belém. A Nova Doca deixa de ser apenas uma avenida para se tornar um símbolo da cidade que estamos preparando para a COP30: moderna, sustentável e de frente para sua história e seu povo", afirmou o governador Helder Barbalho.


São quase 24 mil metros quadrados de área totalmente requalificada ao longo de 1,2 quilômetros de canal, a nova avenida conta com ciclovia, iluminação em LED, novas passarelas, paisagismo, quiosques com banheiros, redário, brinquedos acessíveis e áreas para práticas esportivas. Também reúne painéis solares com tomadas para carregamento de celulares.


Conectividade


A Nova Doca conecta-se ao Porto Futuro, integrando a frente ribeirinha de Belém e reforçando a identidade da capital paraense. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional.


Muito antes de se tornar avenida ou canal, a Doca era um braço da Baía do Guajará, conhecida como Igarapé das Almas, ou ainda Igarapé das Armas. A primeira denominação remete a relatos populares sobre aparições sobrenaturais; a segunda, ao período da Cabanagem (1835), quando a área teria sido usada como esconderijo de armamentos.


A inauguração da chamada “Doca do Imperador”, em 1851, marcou o início da urbanização da área, consolidando-a como centro de escoamento de mercadorias, especialmente durante o ciclo da borracha. Com o fim desse ciclo, a região entrou em decadência. A partir da década de 1960, intensificaram-se as transformações urbanas, com a canalização do igarapé, obra que durou mais de uma década e deu origem à avenida como é conhecida hoje.


Nos anos 1970 e, posteriormente, em 1995, houve novas intervenções estruturais, mas poucas voltadas ao uso público. “Por se tratar de uma infraestrutura ligada ao saneamento, o espaço recebeu poucas ações desde sua concepção, o que gerou grande expectativa da população quanto à sua requalificação”, explica Rebeca Ribeiro, diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura (DPhac/Secult).


Serviço:

Entrega do Parque Linear da Nova Doca
Data: 2 de outubro (quinta-feira)
Horário: 17h30
Local: Avenida Visconde de Souza Franco


Informações e Foto: Agência Pará

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.