Governo testa pressa no saneamento, mas encontra resistência em reunião relâmpago Mudanças reduzem a formação geral e provocam reação na rede de ensino Demissões no Ofir Loyola reabrem crise trabalhista e expõem impasse jurídico
Saúde

Governo vai transformar Anita Gerosa em Hospital Materno Infantil de Ananindeua

Ação integra processo de reconstrução da unidade após desapropriação oficializada em dezembro de 2025

  • 90 Visualizações
  • 04/01/2026, 16:00
Governo vai transformar Anita Gerosa em Hospital Materno Infantil de Ananindeua

Belém, PA - O Governo do Pará anunciou neste sábado, 3, que o Anita Gerosa, em Ananindeua, será transformado em um novo Hospital Materno Infantil do Estado. A ideia é fazer da unidade referência no atendimento à mulher e à criança para toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).


A iniciativa integra o planejamento de reconstrução do hospital, após a desapropriação do imóvel ser oficializada em dezembro de 2025, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado. A medida também amplia a rede pública de saúde na Região Metropolitana, com foco na assistência materno-infantil.


Ainda neste sábado, foram avaliadas a estrutura física da unidade, a disposição dos leitos e a adequação às normas técnicas e de segurança. A ação marca o início do processo de intervenções para reativação do hospital.


Nova estrutura


O Hospital Anita Gerosa será transformado em uma unidade pública com atendimento clínico geral, internações de baixa e média complexidade, serviços cirúrgicos básicos, atendimento neonatal e exames por imagem. Inicialmente, a nova estrutura contará com cerca de 60 leitos, ampliando a capacidade de atendimento às gestantes e recém-nascidos da região.


O hospital é historicamente reconhecido como referência nas áreas de obstetrícia e ginecologia. Uma equipe de engenheiros da Sespa já atua no planejamento das adequações necessárias, incluindo análise da rede elétrica, da estrutura física e dos fluxos assistenciais, com o objetivo de garantir que a unidade esteja pronta para funcionar após a conclusão das reformas.


Foto: Divulgação

(Com a Agência Belém)

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.