Prefeitura de Belém propõe pagar parcela extra sem incorporar ao salário do servidor Forçação de barra nas pesquisas eleitorais nacionais ignora o cenário real do Pará Gravado no Marajó, 'Manas' é indicado ao Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano
Ciência e Ensino

Fapespa divulga resultado final do Programa de Pesquisa para aprimoramento do SUS

O “Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde” prioriza propostas para a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Pará

  • 45 Visualizações
  • 14/01/26 22:00
Fapespa divulga resultado final do Programa de Pesquisa para aprimoramento do SUS

Belém, PA - A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) divulga o resultado final do edital Nº 006/2025 do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), iniciativa que integra esforços do Ministério da Saúde, CNPq, Sespa e Fapespa. Lançada em maio de 2025, a chamada prioriza propostas de projetos de pesquisa que contribuem, de forma significativa, para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).


Com o objetivo principal de fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, a chamada buscou apoiar, financeiramente, o desenvolvimento de pesquisas que propõem resoluções para os problemas prioritários de saúde da população no Pará, bem como, para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).


O edital foca também na promoção da aproximação dos sistemas de saúde à ciência e tecnologia locais, e na redução das desigualdades regionais no campo da ciência, tecnologia e inovação em Saúde no Pará.


No total, foram recebidas 79 propostas, das quais, 13 projetos foram selecionados e aprovados, dentro do limite orçamentário da chamada. As propostas aprovadas serão financiadas, conforme o Programa, que é parceria firmada entre o CNPq e a Fapespa.

 O valor total para esta Chamada foi de R$ 6 milhões,  e contemplou propostas que dialogam com as necessidades locais e reforçam a política de descentralização da ciência, tecnologia e inovação em saúde.


Carina Silva, diretora científica, em exercício, da Fapespa, destaca que “os projetos aprovados abrangem uma ampla diversidade de temas estratégicos para o SUS no contexto amazônico e evidencia o papel estratégico do PPSUS na indução de pesquisas aplicadas ao SUS, promovendo soluções inovadoras para os desafios da Amazônia paraense e fortalecendo a integração entre ciência e políticas públicas de saúde”.


“Esse edital é um exemplo claro de que a pesquisa é indispensável para o desenvolvimento e para a qualidade de vida das pessoas. O PPSUS é uma iniciativa conjunta do Governo Federal, do Governo Estadual, da Fapespa, com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará, que traz temas relevantes e importantes para a melhoria do Sistema Único de Saúde, que atende a população mais carente do nosso estado. Com essas pesquisas, nós vamos trazer o olhar de inovação para problemas reais, que aflige a população que é atendida pelo SUS. Então, temos uma expectativa muito grande que, num curto espaço de tempo, nós tenhamos uma melhoria significativa desse importante programa de atendimento da nossa população”, destacou o diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho.


Confira o resultado completo no site e na plataforma Fapespa:

https://www.fapespa.pa.gov.br/2025/11/27/chamada-publica-n-o-006-2025-programa-pesquisa-para-o-sus-ppsus-gestao-compartilhada-em-saude-fapespa-sespa-decit-ms-cnpq/

https://www.fapespa.pa.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/RESULTADO-FINAL.pdf


Foto: Agência Pará

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.