Documento com as contribuições da sociedade e dos órgãos públicos estaduais segue agora para apreciação e votação dos deputados estaduais
Belém, PA - O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), entregou nesta sexta-feira, 29, a proposta de Revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 à Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Alepa. O documento consolida as contribuições da sociedade e dos órgãos estaduais e orientará a execução das políticas públicas nos próximos dois anos.
A revisão do PPA foi construída de forma participativa, com a realização de um workshop, oficinas de revisão e audiências públicas. Além disso, garantiu a participação popular por meio do site Planeja Cidadão, onde a população pode enviar sugestões e contribuições. Ao longo do processo, foram recebidas sugestões de cidadãos, representantes da sociedade civil organizada e gestores públicos, que resultaram em ajustes e novas metas para programas governamentais.
Foram mais de 1.700 contribuições, sendo cerca de 1.300 por meio da plataforma digital Planeja Cidadão, com contribuições de todas as regiões do Pará.
Workshop e Oficinas
Em março de 2025, o Estado realizou um workshop voltado aos órgãos estaduais para apresentar a metodologia e o Plano de Trabalho de revisão do PPA e LOA. O evento foi a primeira etapa do processo de revisão do PPA, permitindo que cada órgão compreendesse seu papel no processo e contribuísse para o aperfeiçoamento do planejamento estadual.
Com foco na escuta ativa e no planejamento estratégico das ações de Governo, as oficinas foram organizadas de acordo com os eixos e programas que compõem o Plano. Nessas oficinas, representantes de secretarias, fundações, autarquias e demais instituições públicas se reuniram para atualizar metas, avaliar indicadores e alinhar diretrizes com base nas prioridades da gestão estadual.
Audiências públicas
Ao todo, foram realizadas três audiências públicas nos municípios de Marabá, Santarém e Belém. O principal objetivo das audiências foi fortalecer a participação popular na construção do planejamento público, aproximando o governo das demandas reais das 12 macrorregiões do estado. Durante as audiências, o Estado apresentou à população as ações de cada região que já foram contempladas no PPA.
Com a entrega à Alepa, o projeto de lei seguirá para análise e votação dos parlamentares estaduais. A expectativa é que, após aprovação, a revisão passe a orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, garantindo maior integração entre planejamento e execução orçamentária.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.