Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF
Evento esportivo

Estado define esquema de segurança para o Pré-Olímpico de Basquete Feminino no Mangueirinho

A Seleção Brasileira estreia contra a Austrália na quinta-feira, 8, às 20h

  • 834 Visualizações
  • 07/02/2024, 16:20
Estado define esquema de segurança para o Pré-Olímpico de Basquete Feminino no Mangueirinho

De 8 a 11 de fevereiro, a capital paraense vai receber o Torneio Pré-Olímpico de Basquete Feminino. As partidas serão realizadas na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, que espera atrair um público estimado de 12 mil pessoas. Sendo assim, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com órgãos de segurança pública estaduais e do município já definiram o esquema de segurança para garantir tranquilidade para torcedores e frequentadores durante os dias de treinos e das competições.

Com efetivo de 1.330 agentes de segurança e 189 viaturas, a estratégia de segurança teve início em 1º de fevereiro, com a chegada das primeiras delegações e início dos treinos. Segundo o secretário adjunto de Gestão Operacional, Luciano de Oliveira, todo o sistema estadual de segurança estará envolvido para atender ao evento. 

"Para o Pré-Olímpico de Basquete, que ocorre pela primeira vez no Brasil e aqui na cidade de Belém, no período de 1 a 12 de fevereiro, entre treinos e jogos, nós teremos atuação de todas as forças do sistema com policiamento ostensivo na parte externa e na parte interna do Ginásio. Podemos destacar também que os deslocamentos das delegações das seleções serão acompanhados de escoltas feitas pela Polícia Militar, pelo Departamento de Trânsito e pela Guarda Municipal, reafirmando a nossa metodologia de atuação integrada aqui"”, destacou Luciano.

Ainda conforme o secretário adjunto, o evento também vai contar com o apoio de segurança privada contratada pela organização do evento e que além  disso, todo trabalho desenvolvido observa a programação de 12 dias de evento. "Nosso trabalho acontecerá de modo a garantir a tranquilidade, a segurança e a integridade física não só dos telespectadores, como também dos atletas que vão participar desse evento internacional aqui na cidade de Belém", finalizou.

Esquema de segurança - A estratégia de segurança elaborada pela Segup e órgãos de segurança engloba dos seis jogos previstos entre Brasil, Alemanha, Austrália e Sérvia, realizados na Arena Mangueirinho, bem como os treinos para acontecer na quadra da Assembleia Paraense. 

Polícia Militar fará o policiamento ostensivo no entorno e local com apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB). Polícia Civil dará suporte às ações dos órgãos de Segurança. O Departamento de Trânsito (Detran) implementará ações de controle das vias de acesso ao local do jogo a partir das 15h.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) implementará as ações de controle das vias em apoio ao Detran. A PM ficará responsável pelas escoltas das seleções de Brasil e Austrália, a Guarda Municipal pela Alemanha e a Sérvia será pela Semob.

O Corpo de Bombeiros estará presente com viaturas de salvamento, de incêndio, e ambulância resgate. Na área externa,  a Ordem Pública da Secretaria Municipal de Economia e Guarda Municipal fiscalizarão ambulantes que estejam impedindo que as calçadas sejam ocupadas, para que o público tenha por onde transitar.

Agência Pará

Foto: Bruno Cecim/Ag.Pará

Mais matérias Esportes

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.