Hidratação, cafeína, ingestão de carboidratos e até cacau em pó: descubra estratégias para reduzir apetite
Belém, PA - Começar uma dieta saudável pode ser um desafio nas primeiras semanas: a fome surge e a vontade de comer doce pode colocar todo esforço a perder. Mas algumas estratégias podem ser adotadas para reduzir o consumo calórico sem passar fome e para enganar aquela vontade de comer doce que insiste em aparecer.
Segundo o nutricionista Diogo Cirico, a primeira recomendação para aumentar a saciedade é incluir alimentos de baixa densidade calórica na dieta. Chuchu, abobrinha, maçã, melancia, morango, couve-flor, brócolis, pepino e cenoura ocupam espaço no estômago, promovendo a sensação de saciedade, sem adicionar muitas calorias.
"Quanto mais rica e diversificada em vegetais forem suas refeições, mais você come, mais você mastiga, sacia-se sem ingerir grandes quantidades de calorias," explica.
Bora de cafezinho
A cafeína, em altas doses, como as encontradas em suplementos, pode suprimir o apetite por 3 a 5 horas após a ingestão. Neste caso, a dose recomendada seria de 200mg, o equivalente a 6 ou 7 xícaras de café.
Comer no horário
Para evitar aumento de apetite, o recomendado é não pular refeições. "Quando você deixa de se alimentar no momento programado, terá mais fome e comerá mais do que deveria na próxima refeição", ensina o nutricionista.
Não corte carboidrato
Cirico recomenda incluir proteínas em todas as refeições, junto com os vegetais. As proteínas aumentam a saciedade e controlam o comportamento alimentar através da produção de hormônios específicos. Além disso, é preciso equilibrar o consumo de carboidratos.
Compulsão
Para evitar comportamentos compulsivos, o nutricionista aconselha a não eliminar completamente os alimentos favoritos, mas sim reduzir gradualmente a frequência e quantidade de consumo.
Substâncias especiais
Inclua na dieta alguns alimentos que têm a capacidade de auxiliar na produção de substâncias que atuam na regulação do comportamento alimentar. O cacau em pó e o chá verde são ricos em fitoquímicos, flavonoides e catequinas, respectivamente. Já o farelo da aveia tem uma fibra muito especial chamada betaglucana. É muito bom incluir os três na dieta.
O especialista também adverte contra restrições calóricas severas, que inevitavelmente levam à fome. Ele sugere o uso de aplicativos para controlar a ingestão calórica de forma equilibrada, seguindo as recomendações do médico e do nutricionista.
“Outra estratégia fundamental é manter a hidratação adequada, pois isso ajuda não só a controlar a fome, mas também o funcionamento correto do organismo, especialmente durante a prática de atividades físicas”, completa.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.