Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF
Cinema

Cinema paraense é destaque na programação do Olympia na Rua no domingo (8)

A mostra já caiu nas graças do público, que costuma lotar as sessões de cinema ao ar livre em Belém

  • 844 Visualizações
  • 04/09/2024, 16:15
Cinema paraense é destaque na programação do Olympia na Rua no domingo (8)

Belém, PA - Ver-o-Peso, Carimbó e a Lenda Urbana. A 4ª edição do Olympia na Rua celebra o cinema paraense neste domingo, 8, a partir das 18h30. A programação é diversificada e para toda a família. Entre os destaques desta quarta edição está o videoclipe "Suíte Olympia", uma homenagem do violonista Salomão Habib ao centenário do Cinema Olympia, que abre o evento com uma homenagem musical. Em seguida, o curta-metragem "Fotógrafo de Família", de Denise Espíndola, traz à tela uma narrativa intimista sobre memória e resistência em tempos de mudança tecnológica.

O documentário "Chama Verequete", dirigido por Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira, promete emocionar o público ao retratar a vida e a obra de Mestre Verequete, um dos grandes nomes do carimbó, ritmo-raiz do Pará. Já o curta "Josephina", de Zienhe Castro, resgata a lenda urbana da Mulher do Táxi, trazendo um olhar poético e experimental sobre a história trágica de Josephina Conte, que faleceu aos 16 anos em 1931.

Fechando a programação, "Ver-o-Peso", dirigido por Januário Guedes, Sonia Rangel e Peter Roland, transporta os espectadores para o cotidiano do mercado mais famoso de Belém, mostrando suas cores, sons e histórias por meio de uma narrativa documental-ficcional.

Além da curadoria, assinada por Marco Antônio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), o Olympia na Rua se destaca pela sua estrutura inclusiva e acolhedora. Serão disponibilizadas 100 cadeiras cobertas para o público, além de uma área externa liberada para aqueles que preferem trazer suas próprias cadeiras de praia. O evento também contará com banheiros químicos, equipe de segurança, intérprete de Libras e sistemas profissionais de projeção e som.

A iniciativa de realizar o Olympia na Rua surge em meio à requalificação do Cinema Olympia, coordenada pelo Instituto Pedra em parceria com a Prefeitura de Belém e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O projeto de requalificação é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e Banco da Amazônia, reforçando o compromisso com a preservação e valorização do patrimônio cultural da cidade.

Serviço

4ª edição da mostra de cinema Olympia na Rua

Data: Domingo, 8 de setembro de 2024, às 18h30

Local: Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 918, Campina (em frente ao Cinema Olympia)

Entrada gratuita e por ordem de chegada.

Lotação: 100 pessoas sentadas

Agência Belém

Foto: Oswaldo Forte/Ag.Belém

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.