Até a meia-noite, pelos menos sete bairros da capital paraense seguiam sem energia e com ruas alagadas.
A chuva seguida de uma forte ventania que atingiu Belém na noite desta quarta, 19, deixou dezenas de bairros sem energia e provocou a queda de galhos e árvores em pelo menos oito ruas da capital paraense. Também foram registrados danos em diversas residências e prédios comerciais. Uma parte do telhado do colégio Marista, na avenida Nazaré, bairro homônimo, foi arrancada por rajadas de vento.
No vídeo obtido com exclusividade pelo Portal Olavo Dutra é possível ver, ainda, que a falta de energia comprometeu diversos bairros da cidade e, consequentemente, o transito na capital paraense, já que vários semáforos ficaram sem funcionar por pelo menos até o início da madrugada desta quinta-feira.

O transito também ficou comprometido pela interdição de parte de ruas onde quedas de árvores e galhos foram registradas, em diferentes partes de Belém. Presidente Vargas, Assis de Vasconcelos, Gentil Bittencourt, Rômulo Maiorana, padre Eutíquio, Apinagés, Dr. Moraes e Generalíssimo Deodoro estão entre as vias atingidas por quedas de árvores e galhos.
Mudanças climáticas
Horas depois do estrago, o prefeito de Belém, em um vídeo divulgado pelo portal Roma News, atribuiu o caos - que não é novidade em na capital do Pará - aos efeitos provocados pelas mudanças climáticas em âmbito mundial. E isso mesmo sabendo que alagamentos, quedas de árvores e o comprometimento da mobilidade na cidade por conta de fortes chuvas são fatos que tiram a paciência do Belenenses há décadas.
“A minha preocupação, portanto, é com toda a cidade. Especialmente com os bairros periféricos, com as baixadas de Belém, onde essas intempéries causam problemas sérios, e isso nos faz ter a convicção, cada vez maior, de que a crise climática e a crise social, esses dois desafios, têm que andar juntos. A solução para a crise climática e a solução para a crise social. É isso que tem que estar como objetivo central como projeto de desenvolvimento para a nossa Belém”, afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.