Excesso de menores ao volante leva MP a chamar segurança no trânsito em Anajás Pará volta a figurar na última posição em ranking nacional de progresso social Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos
Capacitação

Casa das Artes abre inscrições para oficinas sobre poesia e pintura contemporânea

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 19. As vagas são limitadas, e os participantes com 90% de frequência receberão certificado.

  • 515 Visualizações
  • 16/03/2025, 13:00
Casa das Artes abre inscrições para oficinas sobre poesia e pintura contemporânea

Belém, PA - A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes, em Belém, abre inscrições gratuitas para duas oficinas sobre arte contemporânea. Para participar é preciso preencher o formulário eletrônico até o próximo dia 19 (quarta-feira). As aulas serão iniciadas nos dias 22 e 24 de março. Haverá emissão de certificados aos participantes que atingirem 90% de presença. A Casa das Artes está localizada no Bairro de Nazaré, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré.


“Outros mundos possíveis: poética políticas de mulheres na arte contemporânea” será realizada de forma virtual, no próximo dia 22 de março. A aula será conduzida pela fotógrafa, pesquisadora e curadora Renata Aguiar, pela plataforma Google Meet. O conteúdo programático inclui "atravessamentos entre arte feminina e arte feminista" e a "visibilidade e visualidade" da arte contemporânea feita por mulheres.


No dia 24 de março iniciará a oficina “Reflexões sobre pintura contemporânea: Estratégias para escapar da estética”, com aulas presenciais na Casa das Artes. O curso terá carga horária de 20 horas. O curador e artista Tadeu Lobato conduzirá a turma por uma discussão sobre a pintura contemporânea e seus desdobramentos conceituais.


Conteúdo de cada oficina:


1. Outros mundos possíveis: poética políticas de mulheres na arte contemporânea.


Realizada pelo Google Meet, com carga horária de 8 horas, a oficina iniciará no próximo dia 22 de março, das 8h às 12h, e das 14h às 18h. O curso tem 15 vagas e abordará temas como arte feminina, os atravessamentos entre arte feminina e feminista, e a visibilidade da arte produzida por mulheres. Além disso, será explorada a importância das poéticas políticas e a relação de mulheres artistas com as mobilizações locais, regionais e internacionais. O público-alvo é formado por mulheres artistas, estudantes, curadoras e pesquisadores. O único pré-requisito é ser maior de 18 anos. Link para inscrição: https://bit.ly/mundospossiveis-mulheres


Renata Aguiar é professora, artista, pesquisadora e produtora. Nascida em Urucará, Estado do Amazonas, e radicada no Pará, atualmente é doutoranda em Artes Visuais na Universidade Federal do Pará (UFPA).


2. Reflexões sobre pintura contemporânea: estratégias para escapar da estética


Oficina presencial com carga horária de 20 horas, ministrada pelo curador e artista Tadeu Lobato. Explora a pintura contemporânea e seus desdobramentos conceituais, iniciando com o manifesto de Goya e passando pelas reações de artistas como Paul Cézanne, Pablo Picasso e Marcel Duchamp. Período: de 24 a 28 de março, das 14h às 18h, na Sala 24 da Casa das Artes - Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236 (ao lado da Basílica), Bairro de Nazaré. Link para inscrição: https://bit.ly/escapar-da-estetica


O foco será a discussão das estratégias para escapar da estética tradicional, questionando os fundamentos da arte moderna e contemporânea. A oficina é destinada a pessoas acima de 18 anos, e o pré-requisito é graduação em Artes ou áreas correlatas. São ofertadas em 15 vagas.


Tadeu Lobato é artista visual há mais de 50 anos, e construiu uma carreira sólida como curador e técnico cultural em importantes órgãos do Estado. Foi diretor do Museu do Estado do Pará (MAP) e curador do Museu de Arte de Belém (Mabe). Atualmente, ministra palestras e oficinas sobre arte.


Todos os pré-inscritos receberão mensagem pelo WhatsApp sobre a seleção para as oficinas. Os selecionados terão 24 horas, a partir do recebimento da mensagem, para confirmar a participação. Caso contrário, a vaga será destinada a outro pré-inscrito não selecionado anteriormente.


Informações e Foto: Agência Pará

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.