Há desconto de 15% para quem pagar o tributo à vista e não tiver multas de trânsito nos últimos dois anos. Para quem tiver multas em 2022, mas não em 2023, o desconto é de 10%.
Belém (PA) - Começa no próximo dia 8, em todo o território paraense, o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), imposto pago anualmente por proprietários de veículos automotores das mais diferentes categorias e modelos. No Pará, a alíquota do IPVA 2024 será de 1% para ônibus, micro-ônibus e caminhões; 2,5% para automóveis, caminhonetes e embarcações recreativas, e de 0,5% para aeronaves e embarcações.
Este ano, os motoristas devem sentir um alívio no bolso, já que o preço do carro usado caiu, em média, 4,26% até novembro, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE). Por isso a tendência é de que o valor do IPVA seja menor, uma vez que a maioria dos estados usa como referência para calcular a alíquota do imposto o valor venal dos veículos que, por sua vez, usa como referência a tabela Fipe.
No Para, há desconto de 15% para quem pagar o tributo à vista e não tiver multas de trânsito nos últimos dois anos. Para quem tiver multas em 2022, mas não em 2023, o desconto é de 10%. Para demais situações, o abatimento é de 5%. Carros elétricos seguem outros modelos de desconto e veículos com mais de 15 anos de uso são isentos do IPVA.
Isenção
O Estado também aprovou, recentemente, uma Lei que isenta de IPVA pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, Síndrome de Down e autistas. Veículos de entidades que tenham como objetivo o trabalho com pessoas com deficiência física, quando adaptados por exigência do órgão de trânsito, também estão isentos do imposto.
O recolhimento antecipado do IPVA será feito através de Documento de Arrecadação Estadual (DAE), emitido no Portal de Serviços da Sefa, em www.sefa.pa.gov.br,onde será possível verificar valores, datas, gerar e imprimir o DAE, que poderá ser pago na rede arrecadadora do Estado: Banpará, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (CEF), Santander, Banco da Amazônia (Basa), Bradesco e Itaú.
(Foto: Arquivo Agência Pará)
Confira o calendário completo do IPVA no Pará:
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.