Neste domingo, serão conhecidos o campeão, quem fica com a última vaga na Libertadores e qual o último clube rebaixado
O Campeonato Brasileiro de 2024 chega ao fim neste domingo e a disputa pelo título e pela permanência na Série A atinge o ponto máximo de tensão. O Botafogo, com 76 pontos, segue isolado na liderança e está cada vez mais próximo de ser campeão, com vantagem de três pontos sobre o Palmeiras (73).
No confronto recente contra o Palmeiras, o alvinegro venceu o Verdão por 3 a 1 no campeonato — e abriu distância na tabela. O clube carioca também se consagrou campeão, pela primeira vez, da Copa Libertadores da América contra o Atlético-MG.
A conquista do alvinegro no Brasileirão se aproxima a passos largos, com 91,4% de chance de título e um aproveitamento de 68% durante a competição, segundo dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de dezembro. O Palmeiras aparece na segunda posição, com 65% de aproveitamento.
O Botafogo recebe o São Paulo, no Nilton Santos, às 16h. Já o Palmeiras, também em casa, no Allianz Parque, no mesmo horário, encara o Fluminense.
Quem vai para a Série B?
Atlético-MG, Fluminense, Athletico-PR e Red Bull Bragantino são os clubes que tentam evitar a degola na última rodada. Cuiabá, Atlético-GO e Criciúma já tiveram os rebaixamentos consumados.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Bragantino é o time que corre mais riscos de cair. A probabilidade é de 67,9%. A equipe está na zona da degola, na 17ª posição, com 41 pontos. Também segundo a UFMG, o risco de queda do Athletico-PR é de 16,8%. A probabilidade do Fluminense está em 11,5%. Já o risco do Atlético-MG é de 3,8%.
Quem vencer na última rodada estará garantido na Série A. Mesmo o Bragantino, que está atualmente dentro da zona de rebaixamento, só depende de suas próprias forças para evitar a queda para a segunda divisão.
No domingo, todos os confrontos da última rodada acontecem às 16 horas. O Bragantino recebe o já rebaixado Criciúma, no estádio Nabi Abi Chedid. Atlético-MG e Athletico-PR farão um confronto direto na Arena MRV, que terá os portões fechados, em razão da punição sofrida pelo clube mineiro. O time que triunfar estará livre da Série B.
O Fluminense, por sua vez, terá compromisso difícil diante do Palmeiras, no Allianz Parque. A equipe paulista precisa da vitória para continuar sonhando com o título do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, um empate para o Fluminense será suficiente para garantir a permanência da equipe carioca.
Caso o Fluminense empate e o Bragantino vença, as duas equipes ficarão empatadas com 44 pontos. O time carioca, porém, levaria vantagem com uma vitória a mais. Considerando essas condições, os dois clubes ficam na elite se houver um ganhador no jogo entre Atlético-MG e Athletico-PR.
Libertadores
Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fortaleza e São Paulo, primeiros colocados na tabela, também já garantiram uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2025. O Corinthians garantiu uma vaga na fase preliminar do campeonato continental. A última vaga está em disputa entre Cruzeiro, Bahia e, com chances remotas, o Vasco.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.