Procedimento, realizado em Brasília, busca aliviar soluços persistentes que afetam o ex-presidente desde 2018
Brasília, DF - O ex-presidente Jair Bolsonaro (foto) foi submetido na tarde deste sábado, 27, a um bloqueio anestésico do nervo frênico em Brasília, procedimento destinado a interromper soluços persistentes que o afligem desde a facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018.
“Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários”, afirmou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em publicação nas redes sociais.
Segundo Michelle, a cirurgia foi concluída pouco antes das 16h e Bolsonaro permaneceu em observação por cerca de 30 minutos após o procedimento.
Ele está internado no hospital DF Star desde quarta-feira. O bloqueio do nervo frênico reduz temporariamente a atividade do nervo que controla o diafragma, ajudando a interromper os soluços.
A técnica é indicada apenas quando tratamentos convencionais não funcionam e há impacto clínico relevante. A aplicação é feita com anestesia local, geralmente guiada por ultrassom.
Na última quinta-feira, 25, Bolsonaro passou por uma herniorrafia inguinal bilateral para correção de duas hérnias na virilha.
Segundo o cirurgião Pedro Bertevello, não há relação direta entre a hérnia e os soluços que ainda o afligem.
A autorização para os procedimentos foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após avaliação da Polícia Federal, que acompanha a saúde do ex-presidente durante o cumprimento de sua pena.
Bolsonaro está preso desde 22 de novembro em uma sala especial na Superintendência da PF em Brasília. Até o momento, Bolsonaro já se submeteu a 13 cirurgias desde que foi esfaqueado em 2018.
O ex-vereador Carlos Bolsonaro informou que apenas um filho pode visitá-lo por vez, e que Jair Renan, vereador de Balneário Camboriú, aguardava no hospital neste sábado.
Foto: Agência Brasil
(Com O Antagonista)
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.