Ao anunciar recursos, presidente do órgão pediu a volta da cota de tela, mecanismo que perdeu validade em 2021.
O BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, deve disponibilizar uma linha de crédito de R$ 500 milhões para financiar o audiovisual brasileiro. O anúncio foi feito por Aloizio Mercadante, presidente do órgão.
"Precisamos de uma agenda ofensiva em defesa da cultura, do cinema e do audiovisual brasileiro", disse Mercadante durante evento realizado no Rio de Janeiro. "Um banco público tem uma relação profunda com o desafio de impulsionar a cultura, a economia criativa e todo o audiovisual.”
Mercadante afirmou ainda que a indústria criativa representa um setor importante da economia, motivo pelo qual merece mais investimentos. Segundo ele, o impacto direto, indireto e induzido da cultura representou R$ 55,8 bilhões em 2019, gerou 657 mil empregos e 7,7 bilhões em impostos.
Mercadante afirmou, ainda, que o Brasil precisa de reserva de tela. Esse mecanismo obrigaria a exibição de filmes nacionais nos cinemas por um número de dias fixo. A cota de tela havia sido editada em 2001 e não foi renovada depois de vinte anos, data limite da medida provisória. Sem a cota, produções nacionais ocupam horários menos nobres e passam muito longe da marca de 1 milhão de espectadores.
Semana passada, a Comissão de Comunicação do Senado aprovou a prorrogação até 2038 da reserva de produções audiovisuais brasileiras em canais de TV por assinatura.
No entanto, deixou de fora a cota de tela, algo que estava presente na proposta inicial, apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido). A expectativa é que o mecanismo seja incluído em um novo projeto de lei.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.