Desde a última segunda, dia 18, a Berlinda está em manutenção, na Estação Luciano Brambilla, localizada no Centro Social de Nazaré. A Berlinda, tombada como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, está passando por pequenos ajustes, como serviços de pintura com folhas de ouro em locais danificados, trocas de lâmpadas e cabos de força, ajustes no sistema de freio do carro e outros. A empresa responsável é a GM Engenharia, especialista em obras de restauro.
“Os reparos são importantes por conta do tempo de existência desta Berlinda, mais de 50 anos, e é realizado todos os anos, não só na Berlinda como nos carros de promessas”, relata Ronaldo Pinheiro, responsável pela Diretoria de Engenharia e Patrimônio.
Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Sagrada Família e Carro da Saúde, além de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré.
História – A Berlinda começou a fazer parte do Círio a partir de 1855, em substituição a uma espécie de carruagem puxada por cavalos ou bois, chamada de palanquim. Em 1880, o Bispo Dom Macedo Costa mandou fazer uma Berlinda que levasse a imagem sozinha. Em 1926, a Berlinda foi transformada em andor e assim saiu até o Círio de 1930. Hoje a Berlinda que carrega a Imagem da Virgem de Nazaré na procissão do Círio já é a quinta da história.
Confeccionada em 1964, pelo escultor João Pinto, ela tem estilo barroco e é esculpida em cedro vermelho. É ornamentada com flores naturais na véspera do Círio e colocada sobre um carro com pneus, que na procissão é puxado pela corda conduzida pelos devotos.
O Círio 2023
O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.
Fonte: Diretoria da Festa de Nazaré
Foto: Ascom DFN
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.