Pará se destaca como 2º do País em pedido de desaforamento de júri por represálias Vereador Braga perde mais de 200 aliados em Ananindeua após rachar com prefeito Aquecimento global coloca Amazônia em alerta e com perdas de vidas humanas
Em novembro

Belém sediará a 3ª edição do Mercado das Indústrias Criativas Brasileiras

A estimativa é de 600 empreendedores no evento e um público de cerca de 5 mil pessoas

  • 742 Visualizações
  • 26/08/2023, 10:45
Belém sediará a 3ª edição do Mercado das Indústrias Criativas Brasileiras

A 3ª edição do Mercado das Indústrias Criativas Brasileiras (MICBR23) será realizada em Belém, no período de 8 a 12 de novembro. Os ajustes finais foram garantidos durante reunião entre a diretoria executiva da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e governo federal, ontem (25), em Belém.

Uma delegação formada por técnicas da Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Cultura da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura apresentou o projeto do MINCBR23. “A gente sai daqui com uma parceria bem formatada para realização durante o MICBR das cozinhas-shows", informa a diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura, Andréa Guimarães.

As cozinhas-shows no MICBR são eventos onde os pratos são finalizados na frente dos clientes no momento de servir. Andréa Guimarães ressalta, que será disponibilizado também durante o evento um espaço para a realização de uma feira criativa com produtos orgânicos da região.

Gastronomia - Também ficou acertado que o MICBR terá participação no  Festival Gastronomia das Ilhas, realizado pela Prefeitura de Belém na edição prevista para nos dias 11 e 12 de novembro, na ilha do Combu.

"Para nós do Ministério da Cultura a reunião foi muito produtiva. O MINCBR23 vai trazer para Belém cerca de 600 empreendedores, destes, pelo menos 100 compradores estrangeiros e um público participante estimado em aproximadamente 5 mil pessoas”, anunciou Andréa Guimarães.

Segundo o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa da Silva, Belém será uma grande anfitriã do MINCBR23, que é uma plataforma que movimenta a economia criativa de diversos setores do Brasil.

“O governo federal compreende que temos a expertise para ajudar a organizar neste evento internacional. Nesta reunião foi formatado em uma perspectiva de melhor atuação, que valorize não só a nossa gastronomia, mas os produtos locais, as produtoras, o artesanato, toda a cadeia da gastronomia será valorizada e ficará exposta para apreciação de todos os participantes deste grande evento”, afirmou Lélio Costa.

Infraestrutura - Segundo Lélio, a prefeitura de Belém empreende esforços para melhorar a infraestrutura da cidade em torno da gastronomia com novas obras de construção, reforma e requalificação de equipamentos públicos, como o Boulevard da Gastronomia, que será inaugurado ainda este ano, o Mercado de São Brás, Complexo do Ver-O-Peso, Mercado de Ferro Francisco Bolonha, além da implantação da Via dos Mercadores, em 2024, nome de uma das primeiras ruas de Belém, hoje denominadas João Alfredo e Santo Antônio.

O MICBR é um megaevento de negócios, que reúne empresas e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países. A iniciativa é uma ação conjunta entre o Ministério da Cultura e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e busca parcerias com a Prefeitura de Belém, por meio da Codem, com apoio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e Belémtur.

Selo da Unesco - Desde 2015 Belém possui o selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), se tornando referência mundial em gastronomia.

Belém é a única da Amazônia a obter o selo da Unesco. O Brasil possui quatro cidades brasileiras de gastronomia criativa: Belém, Florianópolis, Parati e Belo Horizonte. Belém tem uma das culinárias mais ricas e originais do país, que tem raízes indígenas e possui influências portuguesa e africana. Possui um caráter nativo com ingredientes baseados na fauna e flora amazônicas.

 Por Agência Belém

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.