World Gin Awards 2024 teve mais de mil empresas inscritas,
A bebida produzida a partir da flor de jambu da Amazônia, hortaliça que oferece uma experiência única - com a leve sensação de deixar um tremor na boca - foi reconhecida em premiação global de destiladas na Inglaterra, na tarde desta quinta-feira, 18.
O prêmio World Gin Awards 2024, que teve mais de mil empresas inscritas, busca avaliar uma série de critérios relacionados à composição da fabricação da bebida destilada, que nos últimos anos viu ascender demasiadamente seu número de adeptos.
Somente em 2022, o crescimento deste mercado no Pará atingiu a casa dos 60%, saltando de um para seis estados a zona de comercialização. Mas o foco agora é o mercado internacional, uma vez que os produtos com a chancela amazônica apresentam um apelo ainda maior, dado o foco que se volta para a Amazônia a partir da escolha de Belém para sediar a COP-30.
A flor de jambu, aliás, integra o seleto grupo de insumos que colocam a gastronomia paraense na condição de protagonismo no contexto nacional e internacional. Este novo capítulo do Pará no cenário mundial, que já atraía consumidores internacionais por seus pratos de temperos únicos, agora ganha espaço com as bebidas produzidas a partir de insumos da floresta.
A medalha de prata concedida nesta quinta-feira, 18, ao AMZ Tropical Gin na WGA-2024 é uma clara demonstração da abertura de mercado para os produtos da Amazônia, já que trata-se da primeira vez que um produto do Norte brasileiro fatura uma honraria de tamanha envergadura.
O gin paraense venceu na categoria 'signature botanical, ou seja, o botânico destaque, e ocorreu justanente em decorrência da flor de jambu, hortaliça amazônica que tem feito muito sucesso fora do país. A empresa foi a única a pontuar nesta catogoria entre as brasileiras.
Criada em 2022 pelo empresário paraense Leandro Daher, o AMZ Tropical Gin é uma bebida no estilo dry gin com boas notas de zimbro e coentro e a presença de outros 11 botânicos, entre eles, a flor de jambu, considerada a pérola da Amazônia que vem conquistando a gastronomia brasileira de norte a sul do país.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.