Nomeações, saúde e concreto: ruídos da gestão de Belém vão se eternizando Câmara aprova Código de Ética e oposição vê ameaça à fiscalização com "Lei da mordaça" MPF pede proibição do uso de mercúrio na mineração de ouro na Amazônia

Aula Magna marca o início das atividades acadêmicas da Ufopa em Rurópolis

Cerca de 65% dos alunos das universidades federais vêm de escolas públicas e mais de 70% são de baixa renda

  • 1516 Visualizações
  • 21/08/25 14:00
Aula Magna marca o início das atividades acadêmicas da Ufopa em Rurópolis

Santarém, PA - O plenário da Câmara Municipal de Rurópolis foi palco da aula inaugural do mais novo campus da Universidade Federal do Oeste do Pará, Ufopa. Aberta ao público, a solenidade ocorreu na última segunda-feira, 18 de agosto. Situado na região da Transamazônica, o município abriga mais de 37 mil habitantes que agora contam com a presença mais efetiva da universidade.

 

O novo campus inicia suas atividades com dois cursos regulares de graduação: Agronomia e Letras/Língua Portuguesa, ambos com as primeiras turmas selecionadas no primeiro semestre deste ano por meio do Processo Seletivo Regular (PSR) 2ª edição. A sede definitiva do campus já está em construção com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Expansão), no valor de R$ 25 milhões.


O prédio do antigo núcleo universitário, que abrigava a única turma do curso de Agronomia ofertado no âmbito do Forma Pará, também passa por reformas, com a construção de mais uma sala de aula e sala de professores, ampliação do laboratório de informática e instalação da biblioteca. É nesse espaço que as atividades acadêmicas serão realizadas até a conclusão das obras do campus sede, prevista para final de 2026.


“Hoje é dia de festa em Rurópolis. Estamos dando início às primeiras turmas regulares da universidade no campus já instituído, fruto do PAC Expansão, em parceria com o Ministério da Educação. Esse campus, muito sonhado, muito desejado, também é resultado de uma parceria que tínhamos com o Governo do Estado, por meio do Forma Pará, onde a primeira turma de Agronomia começou aqui há quatro anos”, explica a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier.


Aula Magna


Ministrada pelo ex-reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, a aula magna abordou a importância estratégica da Ufopa no desenvolvimento regional. O professor iniciou a palestra destacando o histórico de mobilização política e social visando a instalação da Ufopa no município. Segundo ele, “uma ação de visão de futuro para cidade” e, também, uma conquista coletiva da população.

  

De acordo com o professor, "cerca de 65% dos alunos das universidades federais vêm de escolas públicas e mais de 70% são de baixa renda, o que faz das instituições públicas o maior instrumento de mobilidade social."


Presidida pela reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, a mesa de abertura contou com a presença da vice-reitora e diretora interina do Campus Rurópolis, Solange Ximenes; da presidente do Fórum Multicampi, Marcela Radael; do coordenador do curso de Agronomia, Jailson Castro; do Secretário Municipal de Educação, Delisvan Bento da Silva; e do presidente da Câmara de Vereadores, Maciel da Silva Albuquerque.


Foto: Ascom Ufopa

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.