Evento é realizado todos os anos em várias partes do mundo
A Associação FotoAtiva inaugura as ações do Projeto FotoAtiva 40 anos-luz com o Pinhole Day neste domingo (27), evento que se realiza todos os anos em várias partes do mundo no final do mês de abril, e que desde 2002, inspirado no Worldwide Pinhole Photography Day, ocorre também em Belém.
O tema deste ano é Feixes de Luz, e remete ao conjunto de raios que se propagam da fonte de luz, mas também fala da memória e dos vestígios que estes feixes trazem, e que no interior da câmara escura formam a imagem.
Realizado no formato de jornada com o objetivo de criar um ambiente propício para todos os interessados, curiosos e amantes da fotografia descobrirem a beleza desta técnica, que se traduz em um dispositivo fotográfico, mas sem lente, possuindo um furo através do qual a luz entra e captura a imagem à sua frente, gravando-a em um material sensível dentro do dispositivo. Cada participante recebe algumas orientações a fim de se tornar apto a produzir suas próprias imagens artesanalmente, e em seguida processá-las em laboratório.
Algumas das imagens captadas na jornada farão parte da galeria do Worldwide Pinhole Photography Day, que pode ser visitado no link https://pinholeday.org/ e também serão postadas no site da Associação FotoAtiva na aba do projeto FotoAtiva 40 anos-luz. Cada participante pode escolher uma imagem para esta publicação. O evento completa 23 anos em 2025 agregando, neste trajeto, muitos colaboradores, parceiros e amigos, e inicia dias antes com uma série de oficinas para monitores que receberão e trabalharão com o público no domingo.
Petrobras e Gueto Hub
O projeto Fotoativa 40 anos-luz é patrocinado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, via lei de incentivo federal, por meio do edital Petrobras Cultural, e foi uma das nove entidades selecionadas no estado para receber recursos a fim de desenvolver suas atividades durante todo o ano, e de forma gratuita, em comemoração às quatro décadas de atividades da entidade.
Fonte: Divulgação
Foto: Vitória Nunes, 2022
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.