País será primeiro na América Latina a ter o sistema. Cliente aproxima seu aparelho ao smartphone do lojista para efetuar transação.
A Apple traz para o Brasil formato de pagamento inédito na América Latina. Depois de lançar o iPhone 15 na semana passada, a companhia anuncia esta semana, no país, uma nova modalidade chamada "Tap on phone”. O objetivo é substituir as maquininhas de cartão de crédito e débito no comércio pelo próprio iPhone ou o Apple Watch na hora de fazer o pagamento.
Para isso, a nova solução, também chamada de "Tap to Pay", já conta com a parceria da CloudWalk, dona da marca de maquininhas InfinitePay. Segundo a Apple, a solução estará disponível em breve - inicialmente - para as empresas Nubank, Stone e SumUp.
Pelo mecanismo, o comerciante, como uma pequena e média empresa ou empreendedor, poderá oferecer o próprio iPhone como meio de pagamento. Assim, o cliente poderá aproximar seu celular (ou um cartão de crédito ou débito com a tecnologia de aproximação) ao smartphone do comerciante para efetuar o pagamento em vez de inserir o cartão na maquininha.
Primeiro na América Latina
A solução da Apple foi lançada recentemente nos Estados Unidos e está disponível apenas em Taiwan, Austrália, Reino Unido e Holanda.
"O Brasil é uma nação de muito empreendedorismo, e agora as empresas terão a possibilidade de aceitar pagamentos por aproximação em todos os locais de operação”, anunciou Jennifer Bailey, vice-presidente da Apple Pay e Apple Wallet.
O Tap to Pay no iPhone funcionará para os clientes com cartões de débito e crédito por aproximação das principais redes de pagamento, incluindo American Express, Mastercard e Visa. Para o comerciante, é preciso ter um iPhone X (lançado em 2018) ou versão mais atual do celular.
“Com essa solução, os comerciantes podem começar rapidamente a aceitar pagamentos por aproximação usando somente um iPhone. Queremos oferecer aos comerciantes a capacidade de aceitar pagamentos rapidamente”, disse Luis Silva, fundador e CEO da CloudWalk.
Segundo Silva, a primeira maquininha InfinitePay foi em 2019. Para ele, a nova solução pode representar, em breve, o fim das maquininhas. "O sucesso da tecnologia Tap To Pay e a rápida adoção dos smartphones como meio de pagamento no Brasil mostram que esse futuro está cada vez mais próximo”.
(Com O Globo)
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.