Pesquisa aponta cenário eleitoral polarizado; Helder e Sabino na ponta. Biometria trava sistema do Iasp e prejudica saúde por todo o Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos

Anvisa proíbe venda de cosméticos que sugerem fórmulas com maconha

Empresa Hemp Vegan diz que nome representa identidade da empresa e não se refere à composição dos produtos

  • 192 Visualizações
  • 25/07/2025, 18:00
Anvisa proíbe venda de cosméticos que sugerem fórmulas com maconha

São Paulo, SP - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e o uso de cosméticos da marca Hemp Vegan. De acordo com a agência, a medida foi tomada porque a expressão "hemp", presente nos rótulos, sugere que os produtos contêm substâncias derivadas de maconha em sua composição, o que pode confundir os consumidores.


Foram atingidos pela medida os seguintes produtos: Califórnia Drop Sérum Facial Hemp Vegan; PsiloGlow Lip Balm Hemp Vegan; Magic LSD Máscara Capilar Hemp Vegan; e Alucina Creme Hidratante Facial Hemp Vegan.


Em nota, a Hemp Vegan afirma que o uso do nome da marca em rótulos, embalagens e canais de comunicação "é legítimo e representa a identidade institucional da empresa, não se referindo à composição química ou à presença de substâncias específicas nos produtos".


A marca diz que a interpretação da Anvisa "é incorreta, desprovida de base técnica e ignora o direito legal à marca" e afirma que "nenhum dos produtos notificados contém canabidiol (CBD), tetrahidrocanabinol (THC), LSD (dietilamida do ácido lisérgico) ou qualquer outra substância psicoativa ou de uso controlado".


Ainda na nota, a empresa afirma que termos como "hemp", "CB2+" e "LSD" são utilizados como estratégias de marketing. Como exemplo, cita que a sigla LSD é usada em produto capilar para se referir a "Liso, Solto e Desembaraçado”.


A empresa afirma produzir cosméticos orgânicos com benefícios terapêuticos. Os produtos são naturais e veganos, diz a marca, e prometem melhor hidratação da pele, da boca e dos cabelos.


A medida da Anvisa se baseia em uma resolução de 2024 que determina que a rotulagem de cosméticos não deve conter nome comercial, marca ou imagem que possa causar erro ou confusão quanto à fórmula e à composição do produto. "Hemp" - cânhamo, em português - é uma variedade da Cannabis sativa.


O uso de derivados de maconha no Brasil é autorizado apenas para fins medicinais e somente em produtos previamente aprovados pela Anvisa. Quando autorizados, esses itens estão sujeitos a controle especial pelo órgão.


Foto: Reprodução

(Com a Folha)

Mais matérias Saúde

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.