Justiça barra manobra da Câmara e mantém vereadora do PSDB no cargo em Bragança Fundo Amazônia vira campo minado entre discurso ambiental e o poder político "Pacote da maldade" de prefeitura manda Belém para greve e vai parar na Justiça
Precaução

Anvisa proíbe adoçantes produzidos a partir da substância alulose

Produto não consta da lista autorizada pela Anvisa para o uso como adoçante ou ingrediente alimentar no Brasil

  • 29 Visualizações
  • 26/12/2025, 22:00
Anvisa proíbe adoçantes produzidos a partir da substância alulose

Rio de Janeiro, RJ - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a importação, a propaganda e o uso de produtos à base de alulose, uma espécie de adoçante, da empresa Sainte Marie Importação e Exportação. A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (22).


A proibição ocorreu porque a alulose não consta da lista de substâncias autorizadas pela Anvisa para o uso como adoçante ou ingrediente alimentar no Brasil.


De acordo com a agência, todos os alimentos ou ingredientes novos, ou seja, sem histórico de consumo no Brasil, devem ser submetidos à aprovação da Anvisa.


Na análise técnica, a Anvisa avalia se o processo de fabricação do novo ingrediente ou alimento não induz ou concentra substâncias que façam mal à saúde ou não extrapolam os níveis considerados seguros para a população.


Foto: Divulgação

(Com a Agência Brasil)

Mais matérias Saúde

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.