Colapso do transporte coletivo favorece o aumento da frota de motos em Belém MEC atualiza lista de cursos superiores semipresenciais autorizados Justiça determina a recuperação de 30 áreas degradadas no Distrito de Mosqueiro

Alepa reconhece obra musical de Nilson Chaves como Patrimônio Cultural do Pará

Em outro Projeto, Cristo Redentor de Castanhal é declarado Patrimônio Histórico e Cultural, de Natureza Material e Imaterial do Pará

  • 30 Visualizações
  • 22/09/2025, 19:44
Alepa reconhece obra musical de Nilson Chaves como Patrimônio Cultural do Pará

Belém, PA - Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram, durante a Sessão Ordinária desta terça (16/09) o Projeto de Lei n° 878/2023, de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT), que declara a obra musical do artista paraense Nilson Chaves como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará.


Segundo Bordalo, ''O Nilson Chaves é um artista genuinamente amazônida que carrega, com muita hombridade e dedicação, cerca de 50 anos de carreira de muito sucesso, cuja importância é a grande contribuição para a música popular brasileira. A qualidade musical do Nilson é reconhecida, inclusive, no cenário mundial, visto a sua indicação ao Grammy Latino em 2000. É dever da Alepa valorizar a nossa cultura e os nossos mestres como gesto de reconhecer os nossos valiosos artistas paraenses'', disse o autor do projeto.


Cristo de Castanhal


Além disso, os parlamentares aprovaram, também, o Projeto de Lei n° 76/2025 da deputada Paula Titan (MDB) que declara o Cristo Redentor do município de Castanhal, no nordeste paraense, como Patrimônio Histórico e Cultural, de Natureza Material e Imaterial do Estado do Pará.


''O Cristo Redentor do município de Castanhal é um monumento de grande importância histórica, cultural, religiosa e turística para a toda nossa região. Reconhecê-lo como patrimônio material e imaterial é fundamental para a valorização da identidade local e para a manutenção da memória coletiva da população castanhalense'', destacou a deputada Paula Titan.


Foto: Acervo Pessoa/Divulgação

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.