Estudo calcula que países devem US$ 97 tri ao mundo por poluição climática Belém ganhou palco, mas não levou a transformação que a COP30 prometeu Pelo sim, pelo não, COP30 é uma festa que ameaça engolir seus protagonistas
Poder Legislativo

Alepa realizará Sessão Ordinária Itinerante em Breves nesta terça, 25

Programa de sessões itinerantes da Casa de Leis já percorreu os municípios de Parauapebas, Santarém, Marabá e Altamira

  • 17 Visualizações
  • 24/11/2025, 21:00
Alepa realizará Sessão Ordinária Itinerante em Breves nesta terça, 25

Belém, PA - Nesta terça-feira (25), a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado será em Breves, atendendo a população dos municípios do entorno, na região do Marajó. Com isso, o Legislativo paraense encerra a programação de sessões itinerantes previstas para 2025. No total, a Alepa Itinerante percorreu as 5 regiões do estado, com programação nos municípios pólo de Parauapebas, Santarém, Marabá, Altamira e, por último, Breves.


O projeto tem como objetivo aproximar a população do Poder Legislativo do Estado, transferindo as Sessões Ordinárias que acontecem em Belém para diversos municípios do Estado, de acordo com o Projeto de Resolução nº 1/2025, de autoria da Mesa Diretora, que criou o programa, permitindo, em caráter excepcional, que as Sessões aconteçam em cidades do interior do Pará.

A programação em Breves começará pela manhã, com uma Audiência. O encontro permitirá que cidadãos, órgãos públicos e a sociedade civil organizada apresentem suas demandas e propostas. A Sessão Ordinária ocorrerá à tarde e terá ainda reuniões de comissões permanentes da Alepa, no município.

 

Nessas etapas, os parlamentares darão continuidade ao ciclo de escuta da população e de deliberação sobre pautas estratégicas. A Sessão Itinerante em Breves terá em pauta seis Projetos de Lei de interesse para a região do Marajó. O Centro de atendimento ao cidadão (CAC) e o Departamento de Bem Estar Social (DBES) também levarão serviços para a população local.

 

Para o presidente da Alepa, deputado Chicão, trata-se de uma resposta a um anseio antigo da população do interior. “Esse é um projeto que nasceu para escutar as pessoas em seus territórios, para conhecer de perto suas demandas e debater soluções junto com elas. A Alepa não pode ser uma instituição distante. O Legislativo é a Casa do povo e precisa estar presente em todas as regiões”, destacou o presidente.


Histórico


A primeira Sessão Itinerante aconteceu no ano de 1991 e ao longo dos anos o Poder Legislativo tem realizado inúmeras edições do projeto. As Sessões Ordinárias Itinerantes seguirão o mesmo rito regimental com a análise, discussão e votação das matérias que impactam de forma direta a vida da população do Pará.

 

Programação


Em Breves, cerca de 100 servidores de 17 setores do legislativo foram mobilizados para dar suporte à programação e garantir o pleno funcionamento das atividades parlamentares fora da sede da Alepa, em Belém. As atividades previstas em Breves incluem serviços de cidadania, audiência pública e sessão ordinária.


Atendimento à população (CAC e DBES)

Horário: A partir das 8h

Local: Centro Comunitário Elcione Barbalho (Av. Gurupá, S/N, Cidade Nova)

 

Serviços oferecidos

Emissão de RG

2ª via de certidão de nascimento e óbito

Regularização de CPF

Orientações jurídicas

Aferição de pressão e glicemia

Escovação dentária

Atendimento de enfermagem

Acompanhamento pré-natal

 

Audiência Pública – Oitiva das Demandas da Região

Horário: 10h

Local: Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos (Av. Rio Branco)

 

Sessão Ordinária

Horário: 15h

Local: Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos (Av. Rio Branco)


Foto: AID/Alepa

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.